1. Ler e Escrever
Programa intensivo de fonética: comece por volta dos cinco anos ou quando a criança estiver preparada para isso. Para as crianças que leram mais tarde, espere até que estejam proficientes.
Fazer cópias: aos 5 anos, 15 minutos por dia; aos 9, 30 minutos por dia
Caderno de linguagem: contendo fonética e cópias (ou separe um caderno para cópias)
2. Narração Oral
Comece por volta dos quatro ou cinco anos, pratique diariamente.
3. Memorização
Comece tão jovem quanto possa: por volta de dois ou três anos. Entre cinco e dez minutos por dia recite o alfabeto, trechos da Bíblia, catecismos, poesia ou literatura. Faça revisão das memorizações passadas uma vez por semana.
4. Ouvir e Escutar
Leia alto duas horas por dia (não precisa ler tudo de uma vez, pode dividir esse tempo ao longo do dia). Escolha livros de todos os gêneros.
Timeline: marque o que leu.
Caderno de História: grave o que você leu.
5. Adoração em Família
Estude a Bíblia pela manhã e à noite, usando questões que testem o conhecimento.
6. Artes e Manualidades
Providencie um lugar, as ferramentas, um tempo e desenvolva a criatividade de suas crianças.
7. Visitas de campo e biblioteca
Investigue o mundo. Frequente concertos musicais, feiras de ciências e engenharia, faça recreações, visite museus, exibições, lugares de trabalho. Comece a ensinar a fazer pesquisas na biblioteca.
8. Trabalho e Serviço
Dê tarefas diárias no serviço doméstico, visite abrigos de idosos, orfanatos, e desenvolva atitudes de socorro, de ajuda aos seus semelhantes.
9. Disciplina
Estabeleça que a obediência seja praticada na primeira ordem.
10. Brinque e Explore
Desenvolva a imaginação.
UMA SUGESTÃO DE TAREFAS DIÁRIAS PARA FAMÍLIAS COM CRIANÇAS ABAIXO DE DEZ ANOS
Os horários são feitos como um padrão para atendê-lo, não como uma regra que não deve ser quebrada. Não seja um escravo da programação, mas também não seja um escravo da mentalidade de improviso que sempre interrompe o cronograma.
As orientações são apenas uma sugestão. Talvez elas lhe dê algumas ideias a partir das quais você possa elaborar o seu próprio horário. Às vezes há dias que são tão perturbadores que você deve simplesmente listar as prioridades, alternar as tarefas da lista, e fazer a triagem sempre que necessário.
Princípios para considerar: as crianças devem estar, em grande parte, envolvidas nas tarefas domésticas. Isso dará aos pais um tempo extra para dar mais atenção às questões pessoais ou tarefas administrativas. Não esqueça de mandá-los para a cama na hora certa, sempre que possível.
5:00 - 6:30
Os pais e as crianças se acordam, tomam banho, vestem-se e começam as tarefas da manhã.
7:00
Café da manhã. Adoração familiar da manhã.
8:00 Tarefas diárias (cronograma predeterminado).
8:30 - 9:30
Momento do Estudo Coletivo:
1. Recite os textos para memorizar: todas as crianças podem recitar seus textos para memorizar (incluindo o alfabeto grego e/ou hebraico).
2. Prática da leitura: cada criança alfabetizada lê em voz alta um trecho de algum livro, enquanto todos os outros a ouvem (Bíblia, história, Constituição, poesia, etc.).
3. Prática de narração: todas as crianças praticam a narração (se
há várias crianças, separe-as: metade pela manhã, ao meio dia e à tarde).
9:30 - 10:15
A mãe lê em voz alta para todas as crianças (a narração pode ser
incluída). Nesse momento, elas podem trabalhar em artes e ofícios enquanto ouvem.
10:15 - 11:30
1. Instrução fonética para crianças que estão aprendendo a ler e
anotações feitas no caderno. (Esta pode ser transferida para a tarde quando crianças menores estiverem dormindo.)
2. Trabalho de cópia, caderno de história e linha do tempo.
11:30 Preparar o almoço. Arrumar a casa.
12:00 Almoço. Tarefas domésticas do meio dia.
1:00 Cochilo.
2:00 - 2:45
Mãe lê em voz alta e termina a narração (crianças podem trabalhar nas artes enquanto ouvem).
2:45 - 4:30
Repetir as tarefas das 10:15;
Brincar lá fora; fazer caminhadas; uma vez por semana fazer um trabalho voluntário (lar de idosos, etc.), viagens de campo; biblioteca.
4: 30 - 5: 00
Preparar a janta. Arrumar a casa.
5:00
Tarefas da noite.
6:30
Jantar da Família.
7: 00 - 7:45
O pai lê em voz alta para a família.
7:45 - 8:30
Atividades familiares.
8:30 - 9:00
Preparar-se para dormir.
9:00
Apagar as luzes
______________________________________________________
Harvey Bluedorn e Laurie Bluedorn | Texto original aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário