A imoralidade de uma vida dupla

20:48:00


Um site chamado de "site de traição", um lugar onde as pessoas casadas ou não acessam e desenvolvem relacionamentos ilícitos, teve seu banco de dados vazado, pois foi invadido por hackers. Esses dados foram divulgados na internet, emails e informações pessoais foram expostos e agora o governo americano investiga e pretende processar o site por essa fragilidade no sistema (veja aqui a reportagem).


Esse fato é curioso. Um site de traição, ou seja, um site que tem por natureza quebrar pactos conjugais, prometia aos seus usuários proteger as relações extraconjugais. A comentarista da CBN Daniela Braun reforçou que se eles prometeram ser um site seguro, deveria pagar por não terem protegido as informações pessoais dos seus usuários. Mas como um site dessa natureza poderia ser seguro, se trabalha justamente com a quebra da intimidade, com a ruptura de vidas que fizeram uma aliança de fidelidade e amor eterno? Como esperar atitudes moralmente responsáveis de quem é imoral por natureza? Há uma contradição aqui. Mas é isso mesmo o que estamos vivendo hoje: uma vida de contradições.



O surgimento da internet criou um novo espaço, permitindo que as pessoas se relacionem virtualmente com outras. A falta de contato físico, olho no olho, faz com que muitos exponham-se a si mesmos, ou criem realidades virtuais que nada têm a ver com a pessoa que dizem ser nos seus círculos sociais, como igreja, família, vizinhança, etc.

Alguns são tão envolvidos nessa realidade virtual que acabam desenvolvendo uma vida dupla: o que são atrás da tela não corresponde ao que representam nas telas. Lá, no mundo virtual, sentem-se totalmente à vontade para serem o que de pior podem ser. E isso tem sido um problema para as igrejas, para os que aconselham famílias. É cada vez maior o número de casos de cônjuges mostrando comportamentos estranhos, filhos que aparentam submissão e obediência, e no entanto, com seus pares, mostram-se verdadeiros transgressores das leis.

Quantas vezes já não fomos surpreendidos por alguém que ao encontrar na internet, descobrimos que aquela pessoa era totalmente diferente daquela que conhecemos pessoalmente? Às vezes é por uma foto sensual, ou por um texto inapropriado, ou porque curte páginas ou segue pessoas de condutas duvidosas... Eu já me surpreendi muito!

Aquele mundo imaginário, que era vivido apenas na mente das pessoas, agora tomou formas e contornos reais. Mas, muitos ainda não se aperceberam do perigo que é essa virtualidade só porque não conseguem enxergar seu interlocutor. Mas ele existe, e está lá! É real! E ainda que não fosse real, suas imaginações para Deus carregam o peso da realidade!

Como? Muito antes das nossas escolhas, nossas mentes pensam, desejam e escolhem pecar, e então, esse pecado pode ser exteriorizado ou não. Não é o ato propriamente dito que nos coloca em uma situação de pecado; como filhas de Eva, nossos atos são apenas sintomas de uma grave doença que nos atinge interiormente. As escolhas erradas são frutos de um coração em pecado. Lembra das palavras de Jesus? "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28).

Uma pesquisa mostrou que tanto casados como os solteiros que se envolvem em relacionamentos ilícitos virtualmente, desenvolvendo uma vida dupla (real e virtual), não consideram que estejam cometendo pecado, justamente por não terem contato pessoal. Mas este mesmo estudo mostrou que um terço desses relacionamentos evoluem rapidamente, tornando o que era virtual em real. O fato de ser um relacionamento é virtual não significa que não seja real. Essa tem sido a grande armadilha do inimigo, da carne e do mundo contra o homem e a mulher nos últimos dias.

E o mais curioso nisso tudo é que a maioria das pessoas dizem odiar a hipocrisia. Mas viver assim é viver numa hipocrisia. Se há duas caras, uma é a verdadeira e outra é a falsa. Uma é o que somos de fato, e outra é o que representamos. Se conversarmos com quem quer que seja descobriremos que a hipocrisia é uma atitude totalmente reprovável. Não são poucas a imagens e textos compartilhados em que exprimem condenação aos hipócritas. Mas, se as pessoas olhassem para dentro de si mesmas com a mesma verdade com que exigem dos outros encontrariam que suas postagens, suas amizades, suas mensagens de texto, suas imagens secretas e relações que mantém em segredo contradizem a fé que dizem possuir. E não há hipocrisia maior que esta.

As garotas admitem claramente que há muita diferença entre o que são com os pais e o que são na companhia dos amigos. Há muitos que nos seus círculos íntimos não hesitam em falar mal de irmãos próximos e que aparentam amar, outros usam palavras feias, contam piadas sujas, conversam descontraidamente sobre temas íntimos, falam maldosamente sobre outros on-line, em mensagens privadas. Coisas que jamais imaginariam fazer na igreja ou na frente de seus pais, conseguem fazê-lo no ambiente virtual. Mas, vejam, são essas mesmas pessoas que afirmam odiar a hipocrisia! São essas mesmas pessoas que exigem confiabilidade de sites de traição! Quanta contradição! A que ponto chegamos?! Eu acho que nunca fomos tão incoerentes no discurso com a prática como somos hoje! Acho que os fariseus invejariam essa geração, tamanha é a hipocrisia dos nossos tempos!



Estamos ou não na luz?

O apóstolo Paulo falou: que comunhão tem a luz com as trevas? E Jesus disse a Nicodemos: "Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus" (João 3:20,21).

Quem está na luz não está nas trevas. Quem está na luz não anda praticando as obras das trevas: "A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências". Romanos 13:12-14. Revesti-vos do Senhor Jesus, este é o segredo. Precisamos revestir-nos dele, se quisermos viver de forma que agrada a Deus. E como Ele andou?

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro." Atos 10:38,39

Por onde ele passava, Ele fazia o bem. Como? Curando a todos, restaurando as vidas. E por que Ele fazia isso? Porque Deus era com Ele. Como está o nosso rastro por onde passamos? Estamos fazendo o bem e curando os outros na virtude do poder de Deus? O que isso quer dizer?

Quer dizer que a nossa vida transformada pelo poder de Deus levará outras vidas a abandonar as práticas que desagradam a Deus, ao invés de incentivá-las. Quer dizer que os que nos cercam, se estão com pecados ocultos, prontamente verão as suas faltas e desejarão viver para Deus, na luz. Quem anda na luz não faz nada escondido. O que faz em oculto é o que faz para todos verem. Nos dias de hoje equivale a dizer que seremos em público aquilo que somos quando estamos sozinhos com nossos pensamentos.

Aonde é que sua mente vai quando você está sozinho com os seus pensamentos? O que é que toma sua energia? Com o que você consome o seu tempo? Onde está toda a sua criatividade? Onde está o seu zelo? Esteja onde estiver lá também estará o seu coração. As coisas com que nós sonhamos acordados são uma boa indicação sobre onde o nosso coração está. "Quando nossos sonhos com a riqueza, ou nosso desejo de manter uma amizade são mais agradáveis do que nossa meditação em Deus e na excelência de se possuir a Cristo, então estamos envolvidos na idolatria das possessões, ou na idolatria a alguém", advertiu-nos Tedd Tripp.

Já ouvi dizer que "religião é aquilo que um homem faz com a sua própria solidão". E então eu pergunto a você, como já perguntei a mim mesma: "como são aqueles momentos em que nos encontramos sozinhos com nossos pensamentos, desejos e imaginações?". Esses pensamentos são os que definem quem somos e o que amamos.


Aqui começam as mudanças
Um dos critérios mais eficientes para eliminarmos uma vida dupla é sermos criteriosos a respeito de nós mesmos, quando estamos sozinho. Ou seja, devemos lembrar sempre que estamos constantemente debaixo dos olhos do nosso Deus. 

"...Não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar". Lembremo-nos disso quando estivermos sozinhos, ou quando formos decidir que tipo de atitude nos convém tomar. Outra atitude que nos livra é a prática da leitura da Bíblia e do estudo sistemático das Escrituras. Oh, irmãos, como isso é importante e como negligenciamos essa prática tão salutar! O escritor aos Hebreus, nesse mesmo texto que citamos sobre os olhos do Senhor, fala-nos no versículo anterior que "...a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12,13).


Quando lemos regularmente a Palavra de Deus nos tornamos sábios para a salvação, pois ela é inspirada pelo próprio Deus e é proveitosa para nos ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que nós, os que somos de Deus sejamos perfeitos, e perfeitamente instruídos para toda a boa obra (2 Timóteo 3:15-17).


Quando a lemos com diligência estamos exercitando a nossa consciência, aquela voz interna que fala conosco quando estamos sozinhos, para que seja uma verdadeira testemunha dentro de nós. Dela não podemos fugir. Matthew Henry nos diz que "a consciência é uma testemunha, a primeira ou a última que dará testemunho. Se tiverem mantido ou quebrado as leis e ditames naturais, suas consciências os absolverão ou os condenarão. Nada causa mais terror para os pecadores, e mais conforto para os santos, do que saber que Cristo será o juiz. Os serviços secretos serão recompensados, os pecados ocultos serão punidos e trazidos à luz".

Já imaginou isso? Seremos julgados por Aquele que fez o bem por nós, por Aquele que nos redimiu da vida de pecado e que nos capacitou para andarmos na luz. Haveremos de ter qualquer argumento em defesa própria, no dia do juízo? Deus, no seu infinito amor e misericórdia, sabia que sem a ajuda dEle seríamos incapazes de salvar-nos a nós mesmos. Por isso, Ele nos enviou Seu Filho e nos deixou o Seu Espírito que opera em nós interiormente, esclarecendo todas as coisas. Ainda nos deu a consciência para ser essa testemunha secreta e nos deu o juízo para que escolhamos o bem ou o mal. Ele ainda nos cercou de sinais, mandamentos, "pistas" do seu grande amor. Como disse o salmista: "Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão" (Sl 139:5). Somos inescusáveis diante dEle.

Oh, irmãos, pensar nisso não nos dá um temor? Um santo temor que nos livra do pecado!

Quando o Senhor nos repreende, Ele o faz para o nosso próprio bem. Quando Ele nos aponta o caminho, é porque quer que sejamos sarados. Ele sabe das nossas inclinações naturais para o pecado, para a vida dupla, uma vida que sabe exigir do outro, enquanto permanece tolerante demais consigo mesma.

Mas o que importa, no final de tudo, não é o que pensam de nós, mas o que Deus pensa de nós. É a Ele que devemos temer. Se pensássemos assim, jamais entraríamos numa vida de falsidade. Somos peregrinos nessa terra e caminhamos para o encontro com Deus. Haverá uma avaliação final sobre a vida que levamos aqui. E como estamos fazendo esse teste? Vivemos hora após hora lembrando-nos desse fato? Desse encontro com Deus, o juiz de todos?

Estamos em Sua presença e estamos indo ao Seu encontro. Esse pensamento deveria controlar todas as nossas escolhas de vida. Nossos olhos deveriam estar postos na eternidade, naquilo que durará para sempre. Mas, infelizmente temos uma tendência a fixar os olhos naquilo que não é nada, como diz em provérbios 23.5-7. Atentamos para coisas fugazes, que são como águias que voam distantes... Por isso, o sábio disse: "Não comas o pão daquele que tem o olhar maligno, nem cobices as suas iguarias gostosas. Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo" (Provérbios 23:5-7), é assim a vida daquele que é maligno. Planeja o pecado e tentar atrair os que querem se salvar. Quando um crente dá ouvidos, finalmente encontrará que esteve envolvido numa mentira, e em alguns casos, quando descobrir, perceberá que já perdeu o que mais precioso Deus lhe havia dado...

Quanto perdem seus casamentos, famílias, relacionamentos por causa de uma aventura virtual! E quando percebem, é tarde demais. Haverá um longo caminho para a restituição.

Paulo nos disse: "Não atentamos nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas". 2 Coríntios 4:18

Renuncie hoje, dia não ao pecado, à vida dupla. Escolha a verdade e a sinceridade. Confessemos o nosso pecado, deixemo-nos ser julgados pelo Senhor e assim não seremos condenados com o mundo. Fomos chamadas pelo Senhor e Ele está constantemente examinando nossos corações minuciosamente, para o nosso próprio bem. Quando sentar-se à frente de um computador, pense antes: O Senhor está aqui. Ele me vê. Escreva o texto de Hebreus 4.12,13 na tela do PC... Deixe o salmo 101 escrito na parede da frente.


Jesus sempre mostrou misericórdia para com os pecadores, Ele sempre foi bondoso e cheio de compaixão. Mas, repreendeu severamente os hipócritas religiosos, que dizem ser santos, quando eram ímpios. Os fariseus diziam ser santos, mas viviam vidas duplas. Por isso, foram chamados de sepulcros caiados.

Deus quer que tenhamos uma vida genuína, sem falsidades. Há um juízo que nos espera... Alguns crentes usam aquele texto de Romanos 8.1 "Nenhuma condenação...". Sim, mas é para os que estão em Cristo. Estar em Cristo é uma posição privilegiada, mas exige de nós responsabilidade. E para isso fomos chamados, como disse Pedro, "pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas". 1 Pedro 2:21-25

Estamos seguindo as pisadas dele? Ele não cometeu pecado, nem se achou engano nele, isto é, vida dupla, falsidade. Assim, ele podia orar em entregar tudo Àquele que julga retamente.

Coloquemos em prática o que Paulo falou:

Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.


Examinemo-nos a nós mesmos, julguemos a nós mesmos e condenemos aquilo que há de errado em nós, a fim de podemos escapar do juízo justo divino. Ele nos julgará conforme a medida da fé que repartiu a cada um. Esse texto está em Romanos 12.1-3.

O segredo está, no entanto, no confronto que fazemos todos os dias quando repousamos, quando estamos sozinhos com nossos próprios pensamentos e na forma como lidamos com aquela voz interior chamada "ego". Se reduzirmos o próprio eu à servidão, se controlarmos os sentidos do corpo, se atentarmos para a guerra espiritual que travamos constantemente, com certeza, seremos vigilantes.

Esse trabalho pessoal precisa ser diário, se quisermos vencer e conquistar a coroa incorruptível. Ou então, nossos esforços serão em vão. E toda luta, um esmurro no ar.

"...Subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". 1 Coríntios 9:25-27
Lembremo-nos sempre: prestaremos contas das escolhas que fazemos online e off line!

Que Deus nos ajude a sermos verdadeiros. 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Glória a Deus !! Que texto maravilhoso!! Nos leva pra mais perto de Deus. Que Deus te abençoe Adna e continue usando a sua vida para enriquecer outras vidas com a palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe