A mulher sedutora... [Parte 2]

16:15:00




[Se você ainda não leu a introdução deste tema, clique aqui]

Começaremos a abordar as características da mulher que planeja derrubar um homem. Na Palavra de Deus ela é descrita como a mulher tola. Eu sei que esse assunto não é muito agradável. Estou com esse texto escrito há mais de quatro anos, mas esperei até hoje para publicá-lo! Eu não sei porque esperei tanto, mas Deus sabe! E isso é o que importa. 

O que é certo é que precisamos encarar a realidade com os olhos bem abertos. Erramos porque nos falta conhecimento. Erramos porque não discernimos os sinais. Erramos porque ignoramos a realidade do pecado. Ao escrever sobre um tema tão delicado, antes mesmo de publicá-lo, orei ao Senhor para que Ele arrancasse de mim qualquer vestígio dessa mulher. Sim, ela está dentro de cada uma de nós! Somos filhas de Eva e o pecado está ainda nesse corpo mortal. Cada dia é uma luta para vencê-lo. Por isso, ao ler, não procure encontrar a "fulana" ideal, mas olhe por si mesma. Apesar de ter escrito me dirigindo aos homens, a intenção também é abrir os nossos olhos para que nos apartemos até mesmo do "cheiro" do pecado. Cheiro fala de reputação. Que a nossa mudança interior seja tão sincera a ponto de transbordar para o nosso exterior! O mundo precisa ver em nós a diferença. Essa é a parte da luz que nos cabe.

Meu desejo é que treinemos na disciplina de Deus, e que jamais possamos ser acusadas de imoralidade ou leviandade. O mundo está cheio de mulheres tolas, que destroem suas casas e as casas dos outros. Mas não pode ser assim conosco. Há um padrão de conduta para os que se chamam pelo nome de Deus. E eu não falo apenas de pecados imorais propriamente, mas de características que adotamos e que podem levar homens ao pecado sexual. Sim, queridas, homens foram feitos para serem atraídos pelas mulheres. E nossos comportamentos podem levá-los ao adultério mental, do qual seremos culpadas. Não podemos ser pedras de tropeço para nosso irmão (Rm 14.13). Como bem disse o pastor Al Martin: "intenções puras não anulam as consequências de sua aparência". O nosso modo de falar, ser, andar, vestir-se, diz muito do que somos interiormente. Claro, nem sempre o oposto é verdade. Aparências podem enganar, mas geralmente elas são a evidência do que passa no coração. Jesus nos chama para que excedamos a justiça dos escribas e fariseus (Mt 5.20). Eles eram santos apenas exteriormente. Entraremos para o Reino de Deus quando aquela santidade operada interiormente em nós, pelo sangue de Jesus, sobressaia de tal modo que todos possam ver a pureza em tudo o que nos toca. A justiça necessária para o Reino de Deus alcança as motivações que se revelam numa vida de modos santos.

Modos e moralidade estão intimamente ligados. Horace Mann disse que "os modos amadurecem rápida e facilmente, tornando-se moralidade". Nossos antepassados sabiam disso. Somos naturalmente falhos. Por isso mesmo precisamos de padrões corretos desde cedo, para que possamos discernir o certo e o errado, escolhendo o certo para uma vida de respeito, que agrade a Deus. Que as características apontadas aqui sirvam de alertas nesta caminhada.

Vamos ao que importa:

A mulher sensual...


1. Tem fala mansa, "voz de veludo". Sabe usar palavras suaves e elogiosas. Não se engane: são lisonjas apenas. Essa é a arma que usa para lhe atrair, mas o coração dela não está com você.

"...a mulher imoral... lisonjeia com suas palavras" (Provérbios 2:16b)

"Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. (Provérbios 5:3-4)

"Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras" (Provérbios 7:5)





2. Ela não consegue/não conseguiu andar junto de Deus. 

 Se conheceu os caminhos do Senhor em sua juventude, deliberadamente o abandonou, pois as leis morais de Deus foram-lhe muito pesadas. Isso não quer dizer necessariamente que ela está fora da igreja, não. Ela pode até frequentar e fazer parte de grupos, mas nega a eficácia da Palavra em sua vida. Ela não aceita firmar um pacto com Deus pois sabe que precisará renunciar a sua própria vida devassa.

"...Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus" (Provérbios 2:17)


3. Se ela for filha de um homem íntegro e de moral elevada, provavelmente ela é uma dissidente. Tem sérios problemas com esse pai e evita qualquer aproximação com ele. Ela sabe que nunca entrará em acordo com ele. Ela quer distância. 


"Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus" (Provérbios 2:17)


"Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade?"

4. Se for uma mulher mais madura, provavelmente já teve outro(s) homem(s). 

Ela coleciona uma lista de fãs e admiradores e gosta disso. Você pode perceber isso na forma como ela faz referencia de si mesma. Está sempre se elogiando ou dizendo que é cortejada por muitos. Faz disso o seu troféu.


"Porventura envergonham-se de cometerem abominação? Não; de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar-se"
Jeremias 8:12a


5. Ela tem a habilidade de encaminhar para o mal. Uma vez envolvido, ela começará, sutilmente, a diminuir o valor moral de determinados comportamentos, por exemplo: "ah, não há nada demais nisso... Vamos dançar, tomar um vinho...", "só queremos ser felizes, que mal há nisso? Deus quer que sejamos felizes", "não se martirize por isso, Deus lhe conhece e não lhe imputará esse erro...".
Essas palavras tocando como música em seus ouvidos adormecerá a sua consciência moral e sutilmente você começará a repetir essas frases para si mesmo e assim estará caminhando para a morte.

Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Provérbios 5:5


Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Provérbios 2:18




6. Você nunca saberá qual será a próxima investida. Ela é uma pessoa completamente variável. Ora ela chora como uma vítima, ora ela age como uma vilã. Ela é camaleão: age de acordo com o lugar e a situação para "não criar embaraços". Quando está a sós com você é uma mulher pronta para atacar; entre as pessoas mais sérias, ela é uma moça pudica e inocente. Na adoração coletiva chora e ergue as mãos como uma verdadeira cristã, saindo dali transforma-se em uma mulher fácil e disponível para tudo.

Por vezes isso lhe deixará confuso. Na verdade, você não sabe quem ela é: se é a boa moça ou se é a periguete sem vergonha. E para piorar, ela ainda pede-lhe ajuda para resolver essa vida dupla que tem. Diz que é boa moça, e que luta contra aquele outro lado. Nem ela se conhece e quer que você dê jeito nisso. A receita: FUJA!


"Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás"




(Continua...)

__________________________________
Adna Barbosa

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe