Capitã Marvel: um exemplo de mulher virtuosa?

08:25:00




Foi divulgado no canal "Dois Dedos de Teologia" um vídeo tecendo altos elogios ao perfil de mulher retratado no filme "Capitã Marvel". O comentarista chega ao ponto extremo de comparar a personagem principal à mulher virtuosa de Provérbios 31. Nunca vi explicação mais anti-bíblica do papel da mulher como a que foi feita neste vídeo! Distorção total, com uma boa roupagem de "dois dedos de teologia" (dois dedos mesmo!). Usar esse filme como uma representação da mulher virtuosa é não somente imoral, mas herético! Infelizmente, páginas que começaram tão bem, depois de um tempo, ocupam-se de falar somente aquilo que lhes dá audiência.

O vídeo engana porque faz uma mistura de força de caráter com força de posição na sociedade e capacidade de estar no mesmo nível (ou até acima) do homem nas questões do trabalho e sucesso acadêmico. A mulher virtuosa é forte, mas a sua força está exatamente no seu papel no lar e para o lar! Não era o nome dela que era conhecido nas portas da cidade, mas o nome do seu marido! De início, já observamos a distorção que Yago faz ao inverter essa posição.

Homens fracos foram feitos sim pela usurpação dos papeis, e isso desde o Éden. Isso não quer dizer que a mulher é mais culpada que o homem (afirmar isso é cair no engano de Eva e Adão ao não assumir a culpa pessoal), mas foi ela quem primeiro começou a rebeldia, e disso Paulo fala em suas epístolas. Mas é aqui que também reside a misericórdia grandíssima de Deus! Eva, a mulher pela qual o pecado entrou no mundo, recebe a dadivosa bênção de poder gestar o Salvador da humanidade. Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus!

O tempo inteiro, nos textos do Novo Testamento, há uma tentativa de "colocar os pingos nos is" a respeito desse assunto, e a solução não é um protótipo feminino de uma mulher como a do filme acima. Pelo contrário, a reordenação na natureza, ou a sua remissão, está exatamente em restaurar as coisas para o seu propósito inicial: mulheres debaixo da missão dos seus maridos, igualmente valiosas, mas fundamentalmente diferentes nos seus papeis no mundo. As mulheres "fortes" , mulheres de "poder" na Bíblia surgem como uma resposta ao pecado de uma geração. Tanto Débora como Ester foram instrumentos de restauração num momento em que os homens haviam abandonado seus papeis de líderes. Nem Débora, nem Ester buscaram usurpar a ordem natural. Antes, entenderam que poderiam ser úteis à sua nação, canais de bênção, quando não havia homens para exercer a liderança naquele momento. Num mundo caído, Deus realiza seus propósitos eternos, não contrariando Seu projeto, mas manifestando a graça para a restauração. Tão logo a crise passe, a ordem natural se estabelece.

Homem e mulher compartilham da mesma culpa e esse padrão segue-se desde o Éden: mulher é tentada, passa por cima da sua natureza, o homem, por sua vez, abre mão do seu papel de líder e cede às escolhas autônomas da mulher. Se esse homem se encanta com essa mulher "forte" segundo os padrões do mundo, ele nada mais mostra do que o padrão caído do Éden.

Em Maria, ou a partir dela, vemos um retorno ao padrão divino. A misericórdia de Deus devolve o papel de dignidade da mulher, colocando-a como participante no plano da salvação, afinal, a mulher foi feita para ser "um salva-vidas ao lado de" (ezer). E eu não falo de ser co-salvadora, mas falo de ter sido canal pelo qual a salvação ao mundo veio. Sua submissão foi a sua glória. Sua dependência foi a sua salvação. Através dela, o Messias veio, mas sua história também revela a mulher que Eva deveria ter sido. Tão logo José entra em cena nos Evangelhos, tão logo ele recebe a revelação que o menino era o Filho de Deus, a partir desse momento, observem em suas bíblias, Deus passa a dar as ordens a José. Jesus, o Adão perfeito, não convidou mulheres para o seu time de discípulos. As mulheres, no ministério de Jesus, ocuparam exatamente o papel que deveriam ocupar desde o início da Criação: a de ajudadoras, apoiadoras, de quem?, dos homens!

Minha mensagem aos idealizadores do vídeo:
Por favor, não façam mais esse desserviço ao Reino de Deus. Vocês podem estudar mais a bíblia, com mais humildade, deixando de lado a própria conveniência humana, e sinceramente falarem a verdade a respeito do assunto. Talvez não alegrem os homens, mas honrarão o nome do Senhor, que é bendito para sempre!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá, venho falar não em defesa cega ao Dois Dedos de Teologia e nem aplaudir de maneira eufórica a essa materia. Eu também assisti ao Mundo Cópia em questão e acabo de ler essa matéria, entretabti acredito que acusar de herege e diminuir o conhecimento e responsabilidade do Yago Martins por um vídeo com conteúdo não tão bom quanto os demais, ou que tratou de um assunto polêmico e pouco falado pelos cristãos de uma maneira mais simples e clara, seja um tanto quanto precipitado. Eu entendi a visão dessa matéria, como também entendi a visão dessa edição do Mundo Copia, confesso conseguir entender e até ver uma telacao entre as duas visões e explicações bíblicas a cerca do papel da mulher feminina no ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também entendo a sua cautela. Talvez eu tenha sido um tanto dura, mas fiz isso porque essa não é a primeira vez que leio/assisto a aberrações vinda do canal. Pedro, o grande apóstolo de Jesus, em um dado momento foi repreendido severamente por Jesus e outra vez por Paulo. Eu vejo que erros públicos exigem respostas públicas. Aliás, isso é o que mais se faz no canal deles.

      Eu sei que ele arrasta milhares de jovens analfabetos na Bíblia, que guiam suas escolhas pelos seus comentários bem elaborados. A quem muito é dado, muito é exigido. Precisamos ter responsabilidade.
      Isso quer dizer que tudo é ruim? Não! Mas precisamos ser cautelosos e firmes contra o engano. Não estamos imunes aos ardis sutis do inimigo.

      Excluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe