Guia de Estudo na Epístola de Tiago

06:22:00


Paz do Senhor! 

Aqui está mais um material de estudo da Palavra de Deus. Desta vez, disponibilizaremos o estudo na Carta de Tiago. Esta carta é pequena e o estudo pode ser feito em um mês (ou menos).

Elaborei um roteiro de estudo que pode ser introduzido diariamente ou três vezes na semana. Você pode também fazer o estudo duas vezes por semana, mas, neste caso, o bom é que haja um maior tempo para a execução das tarefas.

Este material é uma adaptação dos estudos produzidos pela
The Church of Christ in Zion, dirigidos pelo evangelista David Padfield. Vocês podem entrar no site e imprimir muitos materiais de estudo da Bíblia. Todos são gratuitos. O site está aqui


Abaixo está o áudio que gravamos ao final do estudo. Os meninos amam fazer isso! Além de ser uma experiência divertida, eles acabam, de quebra, treinando a leitura e a entonação da voz. Essa gravação pode ser tocada todos os dias como fundo musical em sua casa. Sem perceber, eles terão memorizado o livro quase inteiro!


Roteiro de Estudo

  1. Imprima o material e coloque uma capa para protegê-lo. Quanto mais caprichado fizer, mais valor você estará dando ao trabalho. Vale a pena investir nisso.
  2. Apresente o material para as crianças, e comece a trabalhar o assunto pela capa. Nela, coloquei uma bela pintura e na contra-capa estão as informações sobre a obra e sobre seu autor. O propósito é introduzir as crianças, juntamente com o estudo da Bíblia, na apreciação  artística; é uma forma de ensinar-lhes a olhar para uma obra de arte e avaliá-la à luz do estudo bíblico proposto. Essa é uma forma também de despertar na criança um amor pelas grandes obras de arte. 
    Ao analisar a pintura, faça perguntas inteligentes sobre o que vê. Tente entender por que o artista pintou Tiago daquela forma. Você pode até mesmo deixar que eles tentem pintar algo baseado no que viram. Leia também sobre o autor. Peça à criança que responda às perguntas oralmente, não com lápis e papel. Essa experiência precisa ser agradável para você e para as crianças. Há um princípio artístico que busca entender o destaque mais importante da pintura. O "centro de interesse" é a parte mais importante de uma pintura, a parte da imagem em que o artista deseja que você olhe primeiro e que atraia a mente. O foco da pintura geralmente possui as bordas mais nítidas, as cores mais brilhantes e os detalhes. Também pode conter uma cor que não existe em nenhum outro lugar na pintura.
  3. Siga para a primeira atividade do guia. Essa atividade é uma introdução à epístola. É preciso fazer pesquisa em comentários bíblicos ou em enciclopédias. Aqui você terá a oportunidade de contextualizar a epístola e assim enriquecer a compreensão do que Tiago escreveu. Leia todas as referências bíblicas sem pressa.
  4. Recorte a página com os versículos para memorizar. Separei os principais textos de Tiago que devem ser memorizados. Aqui em casa, eu os coloco na parede que fica em frente da mesa da cozinha. Três vezes por dia, antes de comermos, nós recitamos um texto até completar todos os versículos. Pela minha experiência, uma semana é suficiente para que aprenda cada texto. Também reviso uma vez por semana oralmente. Depois, faço um ditado do texto e avalio muitas coisas como pontuação e ortografia.
  5. As lições funcionam assim:
  • Leia o título da lição
  • Abra a Bíblia no trecho da lição e leia com eles. Vocês podem intercalar a leitura.
  • Após ler, busque o texto-chave da passagem e destaque com um marcador de texto.
  • Depois, leia, devagar, cada pergunta e busque as respostas orais antes de que eles escrevam. Isso ajudará a construir um texto mais organizado.
  • Em cada lição, há um destaque para uma ou mais palavras em busca do seu significado. O ideal é buscar sua origem no grego e para isso usamos o aplicativo Blue Letter Bible (você pode acessar pelo site aqui) que é excelente para o estudo detalhado da Bíblia.
  • Após terminar as lições, vocês farão um resumo de cada capítulo, destacando o tema e o versículo-chave, que podem ser mais de um.
  • Para concluir, seu filho fará um resumo do livro e uma breve indicação de leitura para outras pessoas.


Abaixo está o vídeo com um resumo de como funciona a atividade.
Espero que gostem. Por favor, quero muito ter o retorno de vocês. 





Clique aqui para fazer o download do Guia de Estudo




Antes de terminar, quero compartilhar com vocês um trecho do livro de Thomas Watson, Como Ler a Bíblia. Trata-se de um livreto muito útil para aqueles que querem aperfeiçoar a leitura da Palavra de Deus. Nele, Watson estabelece 24 regras para que a leitura das Escrituras seja mais proveitosa.

Destaquei as regras 1, 2 e 3. Leiam e sejam edificados como eu fui.





COMO LER A BÍBLIA (REGRAS 1 A 3)
Thomas Watson 

REGRA 1 

I. Se você quiser ter proveito na leitura, remova aquelas coisas que impedirão o seu proveito. Para que o corpo possa prosperar, as obstruções devem ser removidas. Há três obstruções que devem ser removidas, se você quiser ter proveito nas Escrituras. ​

a) Remova o amor por todo pecado. Ainda que o médico sempre prescreva ótimas receitas, se o paciente tomar veneno, isso impedirá o poder e operação do remédio. A Escritura prescreve excelentes receitas, mas quando se vive no pecado, este envenena tudo. O corpo não pode prosperar em estado febril nem a alma sob o calor febril da luxúria. Platão chama o amor ao pecado magna demus, um grande demônio. Como a rosa é destruída pela gangrena que nela se reproduz, assim fazem os pecados com as almas daqueles que os acariciam. ​

b) Tenha cuidado com aqueles espinhos que sufocarão a Palavra lida. Nosso Salvador os expõe como os cuidados do mundo (Mt 13.22). Por cuidados ele quer dizer cobiça. Uma pessoa cobiçosa tem tamanha diversidade de empregos seculares que dificilmente acha tempo para ler ou, se acha, quantos solecismos comete na leitura! Enquanto seus olhos estão sobre a Bíblia, seu coração está sobre o mundo. Não se preocupam tanto com os escritos dos apóstolos como se preocupam com seus livros de contabilidade. Tal pessoa terá proveito? É mais fácil extrair xarope da pedra do que ela extrair algum real benefício da Escritura. 

c) Tenha cuidado com as brincadeiras sobre a Escritura. Não brinque com fogo! Alguns não conseguem se divertir a menos que sejam ousados com Deus. Quando estão tristes, trazem a Escritura como a harpa, para expulsar os espíritos malignos. É como aquele bêbado que, tendo esvaziado o copo, grita a seus companheiros: “Dai-nos seu óleo, pois nossas lamparinas apagaram”. No temor do Senhor, tenha cuidado com isso. O rei Eduardo IV não tolerava que se fizesse gracejos com sua coroa, mas quem quer que dissesse: “Ele fará seu filho herdar a Coroa”, querendo com isso dizer o símbolo da coroa na taverna, ele mandava executar. Muito menos Deus permitirá que sua Palavra seja ridicularizada. Eusébio relata que alguém usou uma porção da Escritura para brincadeiras e Deus logo o atacou com a loucura. O Senhor pode muito justamente entregar essas pessoas a uma mente reprovável (Rm 1.28). 


REGRA 2 

​II. Se você quer ter proveito, prepare seu coração para a leitura da Palavra. O coração é um instrumento que precisa ser afinado: “Preparai o coração ao SENHOR” (1Sm 7.3). Os pagãos, como observa Plutarco, achavam indecente ser apressado ou impulsivo no serviço de suas supostas divindades. Essa preparação para a leitura consiste em duas coisas: ​

a) Em intimar todos os nossos pensamentos para atender a essa obra solene na qual nos ocuparemos. Os pensamentos são lerdos, portanto reúna-os todos juntamente. ​

b) Em expurgar as afeições impuras que nos indispõem à leitura. Antes que venhamos às águas da vida, lancemos fora o veneno das afeições impuras. Muitos vêm apressadamente à leitura da Palavra, e não é de se admirar que venham sem preparo e saiam sem proveito algum. 


REGRA 3 

​III. Leia a Escritura com reverência. Pense que, em cada linha que lê, Deus está falando com você. A arca na qual se colocava a lei estava repleta de ouro puro e era carregada por varas para que os levitas não a tocassem (Ex 25). Para que isso, senão para incitar no povo a reverência à lei? Quando Eúde disse a Eglom que tinha uma mensagem para ele da parte de Deus, o rei se levantou do trono (Jz 3.20). A palavra escrita é uma mensagem de Jeová; com que veneração deveríamos recebê-la!





Deus abençoe você e sua família! E lembre-se: Ele é o maior interessado na salvação dos seus filhos. Confie nEle e cumpra seu papel. O resto Ele fará.


Um grande abraço!


______________________________


Adna S Barbosa





Por favor, pedimos para que não reproduza esta apostila, nem use com finalidade comercial. Se desejar compartilhar com outra família, encaminhe os interessados para este site. Obrigada pela consideração!


Você pode doar o quanto quiser por este trabalho!

Pague-quanto-quiser

Se quiser nos ajudar a produzir mais materiais como este, você pode fazer uma doação!
Clique no botão DOAR, ou escaneie o QR Code ou clique no link para doar o valor que quiser.
O pagamento é feito através do PayPal (boleto ou cartões de crédito).


A nossa família ficará muito feliz com seu incentivo.
Desejamos produzir mais materiais e recursos sempre são bem-vindos (e necessários!).


Para doar, clique aqui. Deus abençoe!


Você pode escanear o QR code abaixo para fazer a doação:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Conteúdo bem legal, vale a pena ler! Adiquira conhecimento também com a Bíblia sagrada rosa é muito boa!

    ResponderExcluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe