Filhos: responsabilidade dos pais

17:15:00



“Ensinai os mandamentos do SENHOR aos vossos filhos” (Deuteronômio 11.19) 


Em uma sociedade onde o governo é intervencionista a ponto de tentar a todo custo controlar toda e qualquer atividade desempenhada pelo individuo, somando-se a isso a grande mídia que por indução leva à perversão moral da criatura, a família cristã tem a difícil tarefa de educar seus filhos no Caminho que conduz ao céu.

A formação familiar é anterior ao surgimento do Estado, portanto, não cabe a ele definir, regular ou mesmo organizar qualquer dinâmica familiar. A família é uma instituição divina, pensada e criada por Deus desde a fundação do mundo com estrutura e objetivos bem definidos. Vejamos o que diz no livro do Gênesis:


“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne... E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a...” (2.24 – 1.28)

Quanto à estrutura familiar, a Bíblia é enfática ao estabelecer os pais como responsáveis em transmitir o sacro legado à sua descendência. Leiamos o que o Senhor determinou em Deuteronômio 11.19,20:


“Ensinai os mandamentos do SENHOR aos vossos filhos, conversando acerca deles quando estiverdes sentados em casa e nos momentos em que estiverdes andando pelos caminhos, ao deitardes e quando vos levantardes para um novo dia; tu os escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas”.

Muitos cristãos, entretanto, têm esquecido desta incumbência outorgada por Deus deixando as pequenas mentes em formação a cargo de escolas que, sem nenhum valor ético, moral e muito menos cristão, têm levado gerações inteiras ao abismo. O que se tem visto é inexperientes marujos tomando o leme de um navio sem ao menos ter à sua disposição uma rota ou mesmo um mapa para guiá-los, resultando em vidas à deriva no mar da vida.

O comportamento absurdo que temos visto em nossa juventude é reflexo da falta de posicionamento parental. Tudo é prioridade na lista cotidiana de afazeres dos genitores, exceto a dedicação aos filhos, que não possui sequer um lugarzinho na concorrida agenda dos pais. Gary Thomas, em seu livro “A bênção de ter filhos”, sintetiza bem esta realidade ao trazer a seguinte declaração: “algumas pessoas trazem uma criança ao mundo, mas se recusam a fazer os sacrifícios necessários para realmente criá-la”.

É impossível ensinar o caminho se não o trilharmos lado a lado de nossos filhos. O sábio, em Provérbios 22.6, nos diz: “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele”. O acompanhamento de perto dos pais que tem em vista a formação completa – espírito, alma e corpo – de seus filhos, deve ser a meta a ser perseguida pela família cristã.

O regresso aos parâmetros estabelecidos pelo Criador para a família inclui a aproximação dos pais aos filhos. Mas será isto viável na sociedade contemporânea, onde o abismo entre as gerações é tão colossal? A Bíblia nos mostra que sim.

Tomemos como exemplo o povo de Israel, em diversos momentos de sua trajetória o país se encontrou em situação semelhante ao que vemos hoje. O distanciamento dos preceitos divinos levou a nação à perversão moral de toda uma geração. Apesar disto, o Senhor os resgatou de sua imoralidade, como está registrado no capítulo 4 e versículo 6 do livro do profeta Malaquias: “Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais”. Harvey e Laurie Bluedorn destacam na frase a seguir o que ocorrerá quando retornarmos aos preceitos divinos: “só por meio da transformação da família, a sociedade pode ser reestruturada para estar de acordo com a ordem cristã e com o governo da lei de Deus.”

Quando os pais retomam a condução da criação dos filhos acontece algo maravilhoso, toda família goza de crescimento espiritual e é notável o reforço nos laços parentais. Os pais tomam a consciência de que são exemplos a serem seguidos e por isto tem o dever de se portar de forma irrepreensível, já os filhos, por sua vez, ao ver o caráter integro de seus pais, os terão como referências a serem seguidas.

Voltemos a consciência cristã de que os filhos são heranças dadas pelo Senhor com o principal objetivo de serem cidadãos dos céus e não fardos pesados a serem carregados na jornada da vida.

Temos de substituir os divertimentos tecnológicos pelo Culto Familiar doméstico, desta forma, estaremos conduzindo nossos filhos ao verdadeiro conhecimento da verdade: Cristo.

Criar e educar os filhos é uma tarefa que exige dedicação integral, maternidade e paternidade devem estar a serviço desta tão nobre tarefa. O retorno ao modelo bíblico é necessário e urgente, despertemos enquanto há tempo e salvemos a próxima geração e as seguintes para o Senhor.



____________________


You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe