Guia de Estudo na Carta aos Filipenses

17:07:00








Paz do Senhor! 
Como prometido, aqui está um material preparado com muito carinho para as famílias que desejam melhorar o estudo da Bíblia no lar. São atividades desenvolvidas para acompanhar a leitura da Bíblia, seja individualmente ou coletivamente.

Este material surgiu da necessidade de darmos a primazia à Palavra de Deus em nossos estudos diários. Pesquisamos muito, buscamos livros que trouxessem um estudo consistente, mas não encontramos muitas opções aqui no Brasil. Foi então que buscamos em outros idiomas e encontramos um vasto trabalho de pessoas que já tiveram a mesma preocupação e que desenvolveram atividades incríveis para o estudo da Bíblia. Aqui, reunimos parte da pesquisa que fizemos e acrescentamos outras atividades que o Espírito Santo nos concedeu.

Antes de tudo, porém, quero compartilhar com vocês uma mensagem de J. C. Ryle a respeito da necessidade urgente de ensinar a Bíblia para nossos filhos.


Leiam e sejam edificados como eu fui.





OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS DOS PAIS 
J. C. Ryle (1816-1900) 


"Ensine a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando estiver velho, não se afastará dele." Provérbios 22: 6


Instrua seu filho no conhecimento da Bíblia. Eu admito, você não pode forçar seus filhos a amar a Bíblia. Ninguém, a não ser o Espírito Santo, pode nos dar um coração que desfrutará da Sua Palavra. Mas você pode familiarizar seus filhos com a Bíblia. Tenha certeza de que nunca é cedo demais para conhecê-la e que jamais a conheceremos totalmente. Um conhecimento profundo da Bíblia é o fundamento de qualquer opinião clara sobre a fé cristã. Aquele que está bem fundamentado nisso, geralmente não será indeciso, levado de um lado para o outro, por qualquer nova doutrina.

Qualquer sistema de instrução que não dê prioridade às Escrituras é inseguro e precário. Esteja atento para estabelecer essa disciplina espiritual hoje, porque o diabo está à solta e o erro é abundante. Há alguns entre nós que dão à igreja a honra que pertence somente a Jesus Cristo. Há aqueles que fazem dos sacramentos seus salvadores e o passaporte para a vida eterna. E há também aqueles que honram o catecismo mais do que a Bíblia e enchem as mentes de seus filhos com livrinhos infantis de histórias em vez da própria Bíblia. Se você ama seus filhos, deixe a Bíblia simplesmente ser tudo na instrução de suas almas e torne todos os outros livros secundários. Não se preocupe com o fato de não ser versado no catecismo, e conhece apenas as Escrituras. Acredite em mim, esta é a instrução que Deus honra.

O salmista disse:

"Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.
Salmos 138:2.


Acho que o Senhor concede uma bênção especial a todos aqueles que magnificam sua Palavra entre os homens.


Cuide para que seus filhos leiam a Bíblia com reverência.
Instrua-os a considerá-la não como palavra de homens, mas como verdadeiramente é: a Palavra de Deus, escrita pelo próprio Espírito Santo - que é completamente verdadeira, e totalmente benéfica e capaz de nos tornar sábios para a salvação através da fé em Jesus Cristo.

Tome cuidado para que eles leiam regularmente.
Instrua-os a considerá-la como o alimento diário da alma, como algo essencial para a saúde diária da alma. Isso não pode ser alcançado a não ser pela disciplina diária.

Cuide para que eles leiam toda a Bíblia.
Faça-os conhecer toda a doutrina. Não pense que as principais doutrinas do cristianismo são coisas que as crianças não conseguem entender. Elas entendem muito mais sobre a Bíblia do que supomos. Fale sobre o pecado - sua culpa, suas consequências, seu poder, sua vileza. Você descobrirá que eles podem entender tudo isso. Conte-lhes sobre o Senhor Jesus Cristo e sua obra para nossa salvação - a expiação, a cruz, o sangue, o sacrifício, a intercessão. Você descobrirá que há algo em todo esse ensino que não foge à sua compreensão. Conte-lhes sobre a obra do Espírito Santo no coração do homem, como ele a muda, renova, santifica e purifica.


Em suma, suspeito que não temos idéia do quanto um garotinho pode entender sobre o alcance e a extensão do glorioso evangelho. Eles retêm muito mais do que supomos. Encha a mente deles com as Escrituras. Deixe a Palavra habitar mais ricamente em seus filhos. Dê a eles a Bíblia, toda a Bíblia, mesmo se forem crianças.






Que glorioso ensino! Que possamos colocar em prática todas essas palavras no nosso lar. Coloque diante do Senhor seu desejo de ensinar a seus filhos toda a verdade de Deus. Peça que o Espírito Santo lhe guie por este caminho e eu tenho certeza absoluta que Ele fará milagres em sua vida e na vida de seus filhos.

Eu fico muito feliz por poder contribuir para o crescimento do conhecimento de Deus no seu lar. Não posso medir o alcance deste trabalho, mas sei que a eternidade revelará seus frutos. Esta é a minha motivação, como também foi a do apóstolo Paulo: combater o bom combate para no final da carreira receber o galardão. Eu peço a Deus que os frutos deste trabalho contribuam para o meu galardão celestial.

Deus abençoe você e sua família! E lembre-se: Ele é o maior interessado na salvação dos seus filhos. Confie nEle e cumpra seu papel. O resto Ele fará.



______________________________

Adna S Barbosa





______________________________



Por favor, pedimos para que não reproduza esta apostila, nem use com finalidade comercial. Se desejar compartilhar com outra família, encaminhe os interessados para este site. Obrigada pela consideração!


Você pode doar o quanto quiser por este trabalho!

Pague-quanto-quiser

Se quiser nos ajudar a produzir mais materiais como este, você pode fazer uma doação!
Clique no botão DOAR, ou escaneie o QR Code ou clique no link para doar o valor que quiser.
O pagamento é feito através do PayPal (boleto ou cartões de crédito).


A nossa família ficará muito feliz com seu incentivo.
Desejamos produzir mais materiais e recursos sempre são bem-vindos (e necessários!).


Para doar, clique aqui. Deus abençoe!


Você pode escanear o QR code abaixo para fazer a doação:



O link para o download da apostila está aqui: 

PRODUTO INDISPONÍVEL







You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe