As Garotas e Suas Estratégias

16:53:00



Depois de um longo e extenuante dia, em que foi preciso sacrificar uma saída com as irmãs e o pai para fazer muitos exercícios e estudos, finalmente, meu filho João (o do meio), termina suas obrigações e eu, para aliviar a tensão, ofereço-lhe o ipad e ensino-lhe como usar um aplicativo de desenho digital, recém instalado por mim. Mostro-lhe como usar os pincéis, a paleta de cores, as borrachas... Eu sei do seu amor pelos desenhos, por isso dei-lhe essa compensação. 

Ele vai alegremente para a rede da varanda com seu novo brinquedinho na mão. Crio um lindo ambiente de tranquilidade para meu garoto, crendo que as outras demorariam um pouco para chegar. Respiro fundo e me alegro ao vê-lo desenhar e balançar na rede, em plena satisfação.

Logo ouço o barulho na porta: chegaram as outras criaturinhas! A mais nova é "café com leite", como dizem. Senta-se ao lado numa boa, para ver o irmão se divertir. A mais velha aproxima-se e eu trato logo de lembrar-lhe o dever escolar. Ela vai para a mesa terminar os exercícios.

Meu esposo diz:

- Se ela for pra rede, já já o ipad estará em suas mãos!
- É mesmo! Nem eu tenho o poder de persuasão que essa garota tem! É incrível como ela manipula todos para fazer o que ela quer!

Daqui a pouco, lá vem ela com esta pergunta para mim:
- Mamãe, quantos segundos tem 2 minutos?

Eu, achando que ela estava resolvendo uma questão de matemática, tento pacientemente fazê-la pensar na questão. Mas ela estava aperreada, querendo as respostas logo. 
- Calma, minha filha! Você precisa pensar! Não se aprende assim...
- Não mamãe, eu quero saber logo!
- Mas não pode! Você precisa aprender, entender o sentido!
- Não mamãe! (...) Então, quantos segundos tem 3 minutos? São 300 segundos, não é?
- Não! - respondo. 

E tento explicar, mas sem sucesso. Ela estava impaciente, com um rosto de quem precisava resolver logo aquele assunto. Eu, desconfiada, pergunto:
- Pra que você quer saber disso? Você está fazendo alguma tarefa?
- Não mamãe! [Chorando] Tá bom! Eu deixo 5 minutos!
- 5 minutos de quê?
- Tá bom, eu deixo cada um ficar 5 minutos brincando com o ipad!

Pronto. Estava explicado. Ela queria saber quantos segundos tinham dois minutos, para então, usando suas refinadas técnicas de persuasão, dizer convincentemente aos irmãos: "cada um terá 120 segundos de tempo!". Nenhum deles poderia reclamar do tempo, pois não eram apenas dois minutinhos, mas 120 segundos! Vendo que eu poderia descobrir seus intentos, muda de 2 para 3 minutos. E ao final, aumenta para 5 minutos!

Fiquei admirada com a engenhosidade de uma mente de 8 anos em arquitetar matematicamente suas estratégias para conseguir o que se quer! Ninguém estava dividindo nada com ninguém! Ela mesma não poderia estar ali. Mas, usando desse argumento, ela teria o que não poderia ter em um pequeno espaço de tempo! E, com um plus, seria tida como bondosa ao "deixar" seus irmãos brincarem 120 segundos (isso tudo!).

Agora, acrescente a isso uma dose de experiência... Assim somos nós, mulheres! Sabemos planejar muito bem nossos interesses para que tudo saia conforme desejamos. E ainda damos um toque de bondade. Queremos ouvir: "veja como ela é boazinha!", quando na verdade, estamos sendo boas para nós mesmas! Experimente contrariar uma mulher manipuladora e você verá para onde vai sua generosidade!

Aí está o desafio para nós, mulheres e mães de garotas. Precisamos esquadrinhar nossos corações dia a dia, colocar à prova cada intenção, para com sinceridade podermos agir. Tudo o que parte de um coração cheio de orgulho e avareza, por fim se mostrará fracassado e doentio, tal como é o pecado. E nossas filhas possuem essa mesma natureza caída de Eva! 

Quantas vezes, no casamento, não expressamos a verdadeira imagem de Deus impressa em nós, mulheres. Não deveríamos sair por aí, tentando manipular as coisas a nosso favor. Fomos feitas e chamadas para amorosamente nos sujeitarmos à liderança do homem. Assim como Cristo em tudo se sujeitou a Deus, nós deveríamos mostrar nossa feminilidade ajudando os homens na tarefa que Deus lhes deu. Trabalhamos enquanto ajudamos o marido. Essa deveria ser a nossa meta. Como dividimos o tempo? Preocupamo-nos com o bem-estar dele? Coloco os meus planos e tarefas debaixo de sua aprovação, ou apenas o informo das decisões tomadas?

Na maioria das vezes, entretanto, queremos apenas fazer com que as coisas saiam do nosso jeito. Somos ardilosas em planejar os detalhes dos planos, e sutilmente os fazemos andar na linha que traçamos. Observe as coisas simples do dia a dia. Como nos esforçamos na manutenção do nosso bem-estar, arrumando-nos, executando tarefas que nos promovem individualmente (p.e. se vou receber uma visita, capricho na receita, se não vou, deixo-o padecer fome! - exagerei!), cuidando dos meus interesses, enquanto os interesses dele são jogados para o último ponto da lista.  E tal como Adão, o pecado faz com que os homens abdiquem dos seus postos de autoridade amorosa, para assumirem uma condição passiva diante da mulher. 

Jesus, em sua primeira aparição pública, num evento social, estava com sua mãe, Maria. Como de costume, talvez Maria ainda controlasse os rumos de seu filho. A última afirmação que encontramos na Bíblia sobre o relacionamento de Jesus com seus pais quando era criança, até esse ponto do casamento em Caná, já depois de adulto, foi que ele "em tudo era-lhes sujeito" (Lc 2.51,52). De repente, acabou o vinho! Maria logo tomou a frente da situação, mas Jesus lhe diz: "mulher, que tenho eu contigo?". Naquele momento, Jesus rompe com o controle feminino em sua vida. Acho que Ele quis dizer mais ou menos assim: "Não estou mais sob seu controle!". 

Pois é assim mesmo que somos: achamos que temos o mundo em nossas mãos quando usamos o dom da verborragia ou a capacidade de organizar as coisas para nosso próprio benefício. Queremos, ao final, ser elogiadas, e receber os méritos pelos feitos. Mas, assim como naquele casamento, Jesus nos diz hoje: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora". "Eu tenho um caminho diferente, e não foi arquitetado por você. Sou homem, mas não sou Adão. Eu sou o segundo Adão e vim consertar os erros dele. Ele calou-se e obedeceu as manipulações femininas, mas eu vou me submeter às ordens de Deus e viver o que Ele traçou para mim, enquanto homem. Vou tomar as rédeas da situação e vou consertar esse mundo. Eu vou mostrar a você o quanto importa padecer por mim, o quanto há verdadeira alegria e prazer em sujeitar-se a Deus. Aceite com alegria o seu lugar, sujeitando-se a mim. Viva o seu papel de ajudante alegre, promovendo o bem-estar dos que lhe cercam, e você terá um tesouro nos céus".

Obediência, humildade, paciência, submissão. Palavras chaves para o sucesso de qualquer mulher. Se não acredita, experimente viver isso, e depois confira os resultados. O seu Criador sabe que material usou em sua constituição. Você veio do homem e foi feita para completá-lo. Ele irá lhe proteger e prover suas necessidades. Sabendo de sua estrutura, pôs sobre os ombros dele todo fardo pesado e também o poder de decisão. Confie no Seu Criador. Ele sabe o que faz.

Naquele mesmo dia, à noite, chamei minha garota para uma conversa. Falei sobre tudo isso que acabo de escrever. Contei-lhe de como Eva se meteu em encrencas, tentando usurpar um lugar que não era seu. Falei-lhe de Maria, que ao contrário de Eva, ouviu a voz, não mais do seu Filho, mas do Seu Mestre - Jesus. Ela foi bem-aventurada porque creu e viu cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. 

Oramos juntas ali e mais uma vez, vencemos a batalha contra a nossa carne. A luta continuará, até que Cristo seja formado nela. Até lá, sei que tenho um grande trabalho a fazer: possuir as virtudes dessa mulher que contra tudo e todos, aceitou a missão divina de ser a mãe do Salvador, ainda que isso tenha lhe custado tantas dores e perdas. Ser uma mulher como Maria, ser a "mãe" do Salvador, ou seja, gerar Jesus na vida das nossas filhas não é fácil, mas aprendi o segredo com Maria: deixar de querer ter as coisas debaixo do meu controle, descansar e confiar nos propósitos de Deus para mim. Isso é andar por fé. E quem tem fé não anda controlando as coisas, mas confiando que no final, Deus fará com que tudo se encaixe, tudo coopere para o bem daquele que O ama.

Descanse. Desista de você, desista dos seus planos. Confie em Deus e na sua soberana vontade. "Ele cumprirá o que está ordenado a seu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo" (Jó 23:14). 

(Adna S Barbosa)

You Might Also Like

2 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe