Ter filhos é...

20:20:00




Logo que casamos recebemos alguns "conselhos", algumas orientações gratuitas e despropositadas. Disseram-nos: "Tenham cuidado com as crises! Depois de seis meses, quando já estiverem um pouco acostumados um com o outro, virá a primeira crise. Depois, haverá outra, com mais ou menos dois anos, e depois outra e depois outra...". Eu, inexperiente, mas não crédula, nem liguei para o que me diziam. Nem mesmo esperei as tais crises. Graças a Deus, elas nunca chegaram.

Quando tivemos a primeira filha, lá vem, novamente, os tais conselhos! Desta vez, foram um pouco mais longe em falsear a realidade que nos esperava: "Olhe, cuidado com a mesmice! Os filhos tomam tanto o nosso tempo que acabamos não prestando mais atenção um no outro. Por isso, tratem de periodicamente fazer uma viagem a sós, para não ficar na rotina entediante do cuidado com as crianças". Eu não poderia ter ouvido conselho mais falso!


Só não me falaram que casar é descobrir todos os dias o quanto se pode ser feliz renunciando a si mesmo e como encontramos alegria na obediência pela fé. Não me falaram que ter filhos é a expressão mais sublime do amor humano e que eles jamais podem trazer apatia e indiferença. Na verdade, constituir uma família é viver cada dia um dia diferente, com surpresas, mistérios e alegria. Ter filhos é acordar todos os dias na expectativa de algo novo, é traçar metas e precisar fugir do planejado porque as coisas simplesmente acontecem mais rápido do que idealizamos. É experimentar de um amor, como marido e mulher, mais profundo, mais altruísta. Como isso poderia ser rotina? Como isso poderia nos trazer divisão? Como podem falsear uma vida com tantas emoções?

Para os solteiros eu digo: não há vida mais empolgante do que viver cada dia na expectativa de um milagre divino. Ter filhos é encontrar descanso enquanto faz outros descansar, é relaxar enquanto crianças pulam em cima de você, é viajar enquanto sente pequenas mãos lhe acariciando, é dividir tarefas com seu cônjuge para no final do dia contabilizar as vitórias.

Casem-se moças! Tenham filhos, rapazes! Eu garanto que suas vidas nunca mais cairão na mesmice dos estudos, trabalho e encontros sociais. Sua alegria será perene, e cada dia, uma eterna surpresa.

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe