Metas espirituais para o ano de 2018

07:57:00


Um novo ano começou e com ele os planos e metas. As listas são infindáveis, os desejos não cabem no papel. Se você é como eu, perceberá que ao final do ano sobram desejos e faltam os dias. Acho bom escrever porque, pra mim, colocar num papel surte um efeito quase como de um compromisso, e se minha memória falhar, posso relembrar e reafirmar aquele compromisso que fiz comigo e com Deus, em oração.

Depois que me tornei mãe, minhas listas passaram a ser voltadas principalmente para as necessidades dos meus filhos. Eles são ainda pequenos e dependem muito de mim, da minha disciplina e planejamentos. A cada ano, novos desafios. Para este ano terei que enfrentar os desafios do homeschool. Desde outubro do ano passado venho elaborando o currículo, metas, leituras, hábitos... Não tem sido fácil. Mas na oração encontrei auxílio. É impressionante ver como Deus trabalha quando colocamos nas mãos dEle as nossas limitações e sonhos. Enquanto escrevia e pensava na organização, quase que meu cérebro dava um curto-circuito! Foi então que me rendi (por que não fiz isso antes?!), e então Deus foi esclarecendo minha mente e dando-me estratégias viáveis para a realização dos planos.

Hoje temos muito mais facilidades, são inúmeros os planners online, as agendas nas livrarias, as canetinhas, os avisos no celular... Mas, parece que quanto mais recursos, mais confusas ficamos. Cheguei até a pensar que conseguimos fazer mais com menos do que com tanta fartura. Mas só foi um pensamento. De certa forma, como falei nesse texto aqui, as limitações fazem-nos focar no que é importante, sem distrações, porque elas são excluídas. Quando estamos limitados também perdemos a habilidade de fazer tudo o que queremos. Então, sobra tempo para fazer o que é necessário e indispensável. E estou tentando eliminar muito do que as tecnologias me oferecem para focar no que é importante. Mas confesso: não tem sido fácil. É então que recorro a Deus em oração, pedindo Sua ajuda para abandonar tudo o que não é necessário e para que Ele coloque no meu caminho e nas minhas buscas aquilo que vai ser útil para mim e minha família. Abaixo estão alguns links de aplicativos e sites que podem lhe ajudar a controlar suas metas.


Vou compartilhar com vocês algumas dicas que nos foram úteis no ano passado. Cada tópico deve-se dar o enfoque de acordo com a idade e as necessidades da criança. Aqui estão:

1. Faça um plano de leitura bíblica anual. Se seu filho(a) já for grande, ensine-o a disciplina da leitura da Bíblia e vigie as metas. Se ainda depende de você ou tem algumas dificuldades com leitura, flexibilize o calendário estendendo-o por dois ou três anos. Por exemplo, se ele tem 3 anos e começa a ler a bíblia com você no plano de leitura mais estendido, aos 6 anos ele poderá ter lido a Bíblia toda com você. Veja abaixo do texto as sugestões de planos de leitura bíblica.

2. Faça uma lista de livros auxiliares, que ajudem no esclarecimento das verdades aprendidas. Aqui em casa meus filhos estão lendo um livro devocional específico para a idade deles (6, 9 e 10). Eu e meu esposo também estamos nessa disciplina. Lemos também, logo pela manhã, um devocional coletivo. Está sendo uma bênção! Na imagem de abertura desta postagem estão os livros que elegemos para este ano (os devocionais). Os que não contemplam o ano inteiro serão, mais tarde, sucedidos por outros, previamente separados. Há também outros livros na lista de gêneros variados, que vão desde vida cristã, passando pelos de teologia, como também de ficção e alguns clássicos da literatura nacional e estrangeira.

3. Faça um propósito firme de frequentar sua igreja. Envolva-os nas atividades infantis e não abra mão deste compromisso. Faça com que isso seja até mesmo mais importante que a escola secular, e demonstre isso a eles.

4. Forme vínculos de amizade com outros pais na igreja, e mantenha contato além dela.

5. Firme um compromisso diante de Deus de consagrar-se pelos seus filhos pelo menos um dia na semana. Nesse dia, jejue, ore e ponha-os diante de Deus, rogando pela salvação de suas almas e pelas necessidades especificas de cada filho. Ore pelo futuro deles, por suas profissões e casamentos. Se possível, faça desse dia um dia especial, orando no templo ou em um horário reservado para isso.

6. Limpe a sua casa, tirando dela as coisas más que contaminam os olhos. Por outro lado, coloque textos, frases e imagens que lembrem Deus. Podem ser bíblicas ou pinturas de artistas cristãos, que retratem temas cristãos. Você pode se utilizar das Smarts TVs de hoje para deixar que vídeos edificantes façam parte do seu repertório diário. No YouTube há dezenas de vídeos, musicais, mensagens e aulas que transmitem ensinos valiosos. Abandone por um tempo os programas televisivos e priorize a informação pelos meios tradicionais como jornais e revistas, podendo ser até mesmo os de formato digital. Leia este texto aqui: "Sua Casa é Um Santuário para Deus?".

7. Faça um propósito de adorar a Deus todos os dias, no culto doméstico. Use sua criatividade, mas não permita que o desejo de fazer o melhor e mais bonito atrapalhe a regularidade do culto. Os elementos que não podem faltar são os louvores, as instruções e as orações. Estimule a devoção pessoal, reservando um tempo para que cada filho ore individualmente.


A lista não acaba aqui. Essas são apenas sugestões de metas espirituais para a criação de seus filhos. Você pode acrescentar outras como visita aos enfermos, envolvimento no evangelismo infantil dos vizinhos, memorização de textos bíblicos e poemas, etc. Ore e eu sei que Deus vai lhe dar o direcionamento de acordo com as necessidades de sua família.

Quando honramos a Deus nos nossos planos, dando a Ele a primazia, Ele se alegra e se envolve conosco, dando-nos as forças necessárias para cumprirmos o que desejamos. Quando nos deleitamos nos Senhor, quando nossos planos são para a glória do nome dele, Ele se compraz em satisfazer os desejos do nosso coração. Lembrando que todas as outras metas de ordem puramente humana, quando priorizamos o Reino de Deus e Sua justiça, são fatalmente realizadas.

Faça o teste este ano. Você vai querer repetir no ano seguinte. Deus vos abençoe.


(Adna Barbosa)

__________________

LINKS:

________________

Texto originalmente publicado na página Confraria Feminina, em 9/1/2017

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe