Toda Criança Merece uma Família Tradicional

17:27:00



Meu pai teve sete mulheres: uma esposa e seis filhas.
Foi ele que me fez ver, desde muita pequena, que homens existem para cuidar e amar as mulheres.

Meu pai me mostrou como é bela as distinções entre homens e mulheres nos seus diferentes papéis dentro do lar: homem líder e mulher ajudadora idônea. Isso eliminou muitos conflitos de interesses. Meu pai trazia o sustento, enquanto minha mãe administrava sabiamente sua renda. Nesse modelo, a unidade e a cooperação eliminam o egoísmo e o conflito próprios de crenças e práticas que tentam destruir a beleza do que é masculino e feminino e da importância de cada um no casamento e educação dos filhos.

Com meu pai em casa eu aprendi que o sexo é lindo e extremamente saudável dentro dos limites do casamento. Foi a fidelidade dele à minha mãe que nos livrou das disfunções familiares e nos poupou dos traumas relacionados à paternidade/maternidade solitária tais como: doenças sexualmente transmissíveis, nascimentos ilegítimos, abortos, infanticídios e comportamentos violentos associados aos vícios.

Mas tudo isso começou quando ele mesmo teve de lidar com seu sogro e meu avô (no caso da minha mãe, ela é a filha única no meio de 5 irmãos homens!). Saber que o fato de ter tomado para si uma moça da casa de seus pais com certeza o tornou mais disposto a aceitar a responsabilidade do casamento e da paternidade. Ter pai presente, portanto, é um fator de segurança para a moça. Foi para minha mãe, foi pra mim e será uma segurança para a moça criada num lar cujo líder se assenta com toda a honra no lugar da liderança comprometida e benevolente. Tirar uma moça da sombra do seu pai exige planejamento e disciplina. Meninas que têm um pai dentro de casa criam barreiras para homens irresponsáveis, que querem apenas curtir.

Do outro lado, um rapaz criado por mulheres ou por uma figura paterna frágil terá prejudicada aquela identidade masculina que busca o bem da mulher ao entregar-se por ela e por seus filhos nos limites do compromisso duradouro do casamento. Homens acostumados a ter apenas mulheres no seu entorno crescem com o senso de identidade masculina prejudicado e tenderá a reproduzir aquele modelo no seu futuro lar. Assim como meu pai logrou sucesso ao encontrar uma moça com figura masculina forte dentro do lar, o homem que cerca-se de mulheres autônomas tanto por fatos alheios à sua vontade ou por escolha, muitas vezes perde de vista sua importância para suas esposas e filhos porque foi despojado de sua autoridade como líder e roubado do sentido de valor e propósito que derivam de seu papel tradicional e natural. Tais homens podem então buscar o seu senso de auto-estima e valor fora da família em suas carreiras ou talvez até mesmo em relações extraconjugais.

Disso segue-se o padrão doentio: meninas desprovidas de um padrão moral elevado masculino buscarão refúgio em lugares incertos, meninos sem modelo de autoridade repetem o ciclo do despropósito da vida, envolvendo-se com jogos, mulheres, vidas sexuais depravadas, sem falar na tendência à dependência financeira e emotiva de outros, ou seja, a completa negação de sua natureza.

Não, eu não quero criar mais problemas para a criança vítima da irresponsabilidade dos pais. Esses adultos egoístas um dia terão que prestar contas das suas escolhas vis. A lição que fica então é que não precisamos repetir esse ciclo de desajuste. Nada mais prudente para uma vítima da irresponsabilidade dos pais a escolha pela quebra desse modelo de vida. Há regras claras para o bom modo de viver e exceções apenas confirmam que elas são verdade. Além do mais, temos um Deus que oferece de graça vida nova e transbordante.

Não repita o ciclo do egoísmo e da solidão. Fomos feitos para vivermos em harmonia com nossa outra metade e isso importa. Se não importasse esse não seria o principal modelo escolhido para retratar o amor de Deus com a nação de Israel e, posteriormente, com a igreja. Casamento não é sobre igualdade de papéis, é sobre complementariedade. Nem homem nem mulher são capazes de executar o que é exclusivo da natureza oposta. E essa impossibilidade gera uma necessidade de união sem a qual seria impossível a vida na terra.

Crianças são pessoas de valor para Deus e precisam crescer num lugar onde todas essas nuances sejam percebidas e apreendidas. Toda criança precisa de um amor completo, de uma família tradicional para chamar de sua.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Parabéns pela reflexão edificante e sábia, Adna!

    ResponderExcluir
  2. Adna, sou feminista, mas concordo com muitas coisas que você fala e discordo em outras claro! Mas a respeito da questão familiar não tem o que se discutir, só criamos uma sociedade saudável com a família, o que acho que é um problema seríssimo em nossa sociedade é que na maioria das vezes a mulher está disposta a cumprir seu papel familiar, mas o homem vem despreparado, imaturo, infiel e sem nenhum espirito de liderança e não atribuo essa culpa a mulher, na maioria das vezes que vejo muitas famílias destruídas, vejo muito mais pelo comportamento masculino que feminino, Sei que existem muitas mulheres imaturas, promiscuas e etc... Mas falando de ambiente familiar cristão e 30 anos de observação, vejo muito dos problemas causados pelo lado masculino, MAS CONSIDERO QUE AMBAS AS PARTES TEM SUAS RESPONSABILIDADES! Enfim... estou aqui pra ler e entender outros pontos de vista, que ão são do feminismo, gostei de ler sua opinião e firmeza nas convicções! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa! Muito do sucesso do feminismo se deve à inércia do homem ao ao seu abandono da posição de líder. Foi assim no Édem com Adão e Eva, é assim hoje.

      A grande questão é que não podemos, como mulheres, simplesmente aceitar isso e concordar em fazer errado também. A responsabilidade é pessoal. A Bíblia está recheada de textos que comprovam isso. Como mulher, não posso ma acomodar nos erros do homem e seguir adiante nos planos de usurpar sua liderança. Pelo contrário, devo buscar sabedoria no Senhor para edificar a minha casa e estimular meu esposo a ser um líder santo no meu lar. Há várias formas de se fazer isso e contamos com a ajuda do Espírito Santo para operar os milagres. Só que isso exige renúncia, trabalho, disposição em obedecer. E nem todo mundo quer pagar o preço.

      Eu acredito muito no que disse o apóstolo Pedro, que o homem pode ser ganho até em silêncio, pelo procedimento da mulher. Se levássemos mais em conta a Palavra de Deus, muita coisa entraria nos eixos.

      Obrigada pelo comentário. Muito lúcido!

      Excluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe