É fácil amar a diversidade. Difícil é amar aquele que pensa diferente de você.

12:09:00




É fácil amar a diversidade. Difícil é amar aquele que pensa diferente de você.

É fácil amar as criancinhas da África. Difícil é amar seus filhos, seus sobrinhos, as crianças que estão perto de você.

É fácil desejar o bem das criancinhas e exigir melhorias na educação, difícil é assumir a tarefa de guiá-las durante a vida, sacrificando o seu tempo, saúde e dinheiro pelo bem-estar delas.

É fácil lutar pelos direitos das minorias. Difícil é lutar pelos direitos de quem ousa se opor a você.

É fácil amar os gays, negros, mulheres. Difícil é amar aquele seu vizinho gay que lhe odeia, amar aquele negro que se mostra melhor do que você no trabalho, aquela mulher que lhe traiu e ainda levou na justiça parte do seu penoso trabalho.

É fácil amar a esposa violentada que saiu na TV. Difícil é amar a esposa com quem você convive todos os dias e que é o recipiente onde você despeja toda sorte de palavras duras e odiosas.

É fácil dizer que é contra a violência e o porte de armas. Difícil é limitar seu filho ou limitar seu próprio instinto para a violência diante da TV enquanto joga e espirra sangue na tela, alegrando-se em ver seu inimigo estrangulado, esquartejado.

É fácil querer a distribuição de renda no Brasil. Difícil é dividir seu dinheiro com aquele miserável que bate à porta do seu carro todos os dias no trânsito.

É fácil lutar pela classe dos trabalhadores. Difícil é parar de se escorar na sua mãe, pai, irmão. Difícil é trabalhar e ganhar seu salário porque fez por merecer.

É fácil desejar “salvar as baleias”. Difícil é salvar você mesmo dos seus pecados.


Amar abstrações é fácil. Difícil é olhar no olho do meu irmão e dizer: “eu não concordo com você, mas lhe respeito”. Não banque o virtuoso. Arrume seu quarto, desligue a TV para dar atenção aqueles que precisam de você, sacrifique seu conforto para promover o bem daquele que está debaixo do mesmo teto e então eu direi que você é um virtuoso.

Se você não consegue amar aquele parente chato, como amará a humanidade, as minorias, as baleias do pacífico, a floresta, aquele que não vê?

Os xingamentos que usa contra os que você julga de xenófobos, misóginos, homofóbicos são exatamente as palavras que você deveria usar contra aquela figura que vê diante do espelho todas as manhãs.

Os verdadeiros preconceituosos, avarentos, insensíveis e falsos são os que não conseguem conviver com o diferente, que não suportam sequer olhar no olho dos opositores, que não sabem tratar suavemente seu parceiro, pai, mãe, irmão, vizinho. Deixe de hipocrisia e vá amar aqueles que estão do seu lado. Depois, venha aqui e defenda o amor.

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe