"Corações meigos precisam de sonhos para acalentar..."

13:58:00


Hoje, eu presenciei um conflito muito comum entre homens e mulheres. O curioso foi que ele foi travado entre duas crianças: meu filho, de 9 anos, e minha filha, de 7 anos.

A menina, muito amável e preocupada com a aprendizagem do irmão, elaborou um livro com muito cuidado, demonstrando, através do seu serviço, como o amava. Ela realmente estava interessada em seu crescimento e sucesso. Ele, ao receber o livreto, disse friamente que não queria ler nem responder as questões que ela havia feito. Os dois começaram uma discussão e ela saiu reclamando que ele havia sido “grosso” com ela. “Eu fiz com tanto carinho esse livrinho pra ele, e ele me trata assim”, disse. Ele, alterado, dizia: “Eu não lhe tratei mal, apenas não quero responder essas perguntas! Que mentira, eu não fiz isso!”.

Eu estava diante de uma autêntica briga de um casal e não podia deixar passar aquele momento sem ensinar a lição. Chamei o garoto que já veio se defendendo: “Eu não a tratei mal, mamãe, ela está mentindo!”. Ela, do outro lado, choramingava dizendo: “ele não gostou do livro que fiz!”. Ele não me deixava falar e já começava a mostrar impaciência. Até que parou e ficou esperando de mim a reprimenda.

“Eu não quero saber quem está com a verdade. O certo é que está aqui uma mocinha que escreveu cada letrinha do livro pensando em você, filho. Ela fez isso porque lhe ama. Ao entregar o livro, você não demonstrou atenção ao sentimento que estava carregado naquele papel e tratou aquilo como uma coisa vã. Isso feriu seu coração. Talvez, isso seja bobo e se fosse o contrário, você deixaria passar sem muitos problemas. Mas venha cá e eu vou explicar pra você como funciona uma mulher para que você saiba como tratá-la”.

Eu o levei até um vaso com flores. No meio delas, estava uma flor murcha, sem vida, porque eu ainda não havia trocado a água. Eu disse: “As meninas são como essas flores. Elas são lindas, mas são sensíveis. Se não trocar a água, se não demonstrar atenção e afeto e sincero interesse pelo que elas faz, elas deixarão de exalar o perfume e lentamente morrerão. Toda mulher tem um sentimento incômodo de não ser suficientemente boa como mulher. Ela não consegue separar o que ela faz da pessoa que é. Ela coloca sua vida em tudo o que toca e por isso teme o fracasso. Ela sempre busca afirmação, respostas positivas, porque tem uma tendência natural ao pessimismo. Quando não a recebe, ela sente vergonha de quem é. Aliás, a vergonha é a companheira universal das mulheres. Na verdade, toda mulher quer apenas uma pessoa que a torne importante, alguém que tenha paixão e coragem de perseguir o seu coração até encontrar a mulher que está bem dentro do seu íntimo”.

Ele olhou para a irmã, e como quem havia entendido, tacou-lhe um beijo e deu-lhe um abraço tímido. Foi logo para a mesa e começou a ler o livro. Minha garotinha, do outro lado, com um leve sorriso bem no canto da boca, já não mais lamentava o que acontecera.

“As meninas são sensíveis. Não adianta querer fazê-las entender sua praticidade e racionalidade. Elas são frágeis por natureza e o que mais precisam é de sua compreensão. Tentar levá-las ao seu mundo masculino só atrapalha o relacionamento. É melhor ceder do que ficar medindo forças. No final, você ganhará uma menina apaixonada e disposta a largar tudo por você”.

Espero que ele tenha aprendido a lição.

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe