O SEGREDO DOS JUDEUS- Educação para Deus
07:37:00
Não podemos falar de educação sem ter conhecimento do modo de educar dos hebreus. A Bíblia que usamos vem deles e por isso as diretrizes para educação dos filhos também.
Mateus 28 diz:
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!"
Muitos povos surgiram e se perderam ao longo da história. Reinos e impérios poderosos se erguiam, dominavam e depois ruiam para cair no total esquecimento. No entanto, apesar de pequenos e sem poder militar, os hebreus atravessaram a história chegando aos nossos dias. O grande segredo disso é a mão de Deus guiando o seu povo, a nação que seria a luz para as nações. E como Deus fez isso? Ordenando que os pais ensinassem aos filhos o temor ao Seu nome.
Os povos antigos se perderam porque seus ensinos falharam. As crianças não eram ensinadas tendo Deus como a base do conhecimento. As culturas da antiguidade: Suméria, Acádios, Babilônios, assírios, gregos e romanos visavam enaltecer o indivíduo ou o Estado. Já o objetivo em Israel era o treinamento do indivíduo no serviço de Deus. A educação judaica nunca perdeu seu senso de direção. Sua intenção não era a educação no conhecimento acadêmico e técnico, mas a educação na santidade.
“Fala a congregação dos filhos de Israel e os seus irmãos: Santos, porque eu, o Senhor , vosso Deus, sou santo.”
Embora o povo de Israel frequentemente esquecesse desses ideais, sempre havia profetas, escribas, sábios, rabinos e professores para lembrá-los (Inez Borges). Deus e não o homem era o centro; retidão, não interesse próprio era o objetivo (Êx 19: 6): E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel”.
0 comentários