Batismo com Espírito Santo: conselhos de uma mãe para seu filho

11:24:00


João, 

Você recebeu um presente lindo: você foi revestido com poder, recebeu o batismo com o Espírito Santo. Você é ainda tão jovem e recebeu tamanho presente de Deus! Como eu me alegro por ver as promessas de Deus se cumprindo em sua vida! Quando ouvi pela primeira vez você falando em línguas, foi impossível não lembrar de toda a sua trajetória, nossas lutas travadas nos primeiros anos de sua vida, as desilusões dos médicos, a sentença dos profissionais da educação, meus temores por dentro e por fora. Mas nós vencemos e você chegou aqui. Fomos coroados com esse presente, tanto eu, como você. Talvez mais eu do que você porque eu sei muito mais o valor que isso tem. Aquele que nada falava, hoje fala a língua do céu! Impossível não chorar, impossível não ter um coração transbordante de alegria e de gratidão a Deus.

Diante de tão grande dádiva, eu tenho, como sua mãe, algumas coisas para lhe ensinar e preciso fazê-lo antes de ver sentimentos confundirem o seu coração. Sim, a nossa carne é fraca, embora o espírito esteja sempre de prontidão. O nosso coração é tão enganoso que pode até mesmo fazer das bênçãos celestiais motivo para o pecado. Deus disse através do profeta: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17:9). Não ignore sua própria inclinação para o mal. Além dos nossos sentimentos, temos também as influências dos corações pecaminosos de outros. Corações ruins estão à nossa volta em todo o lugar, não somente dentro de nós, e é preciso estar em alerta. Crianças e jovens, até mesmo adultos não instruídos na Palavra, facilmente entenderão de um modo errado as bênçãos de Deus e poderão induzir-lhe ao erro. Novamente, aquilo que poderia ser uma bênção pode converter-se num laço para seus pés.

A bênção que você recebeu, o batismo com o Espírito Santo, é um aspecto da vida cristã que já foi e é objeto de muitas controvérsias. Há quem negue, há quem pregue, há quem viva, há quem manipule para a satisfação da própria carne. O certo é que ele é uma experiência real, tão vívido hoje como foi na primeira vez do seu acontecimento no dia de Pentecostes. Desde aquele tempo, a Igreja não somente experimentava essa graça como também algumas vezes falhava em compreender seu propósito. Aqui estão algumas questões que têm confundido a mente de muitos bons cristãos ao longo dos anos. Como sua mãe, sinto-me no dever de esclarecer sua mente com a inerrante Palavra de Deus. Veja comigo:

1. O batismo com o Espírito Santo não é um fim em si mesmo; não é um ponto de chegada, mas é uma parada, um “pitstop” na corrida cristã que abastece o seu tanque com a força necessária para cumprir determinadas missões. No Reino de Deus há trabalho para todos, e alguns precisam de uma graça maior, uma experiência maior para realizar um trabalho que exigirá mais de suas forças. Foi a virtude do Espírito Santo derramada nos apóstolos no dia de Pentecostes que deu forças para enfrentarem as arenas, os martírios, a dor, as perdas.

2. Visto que o batismo com o Espírito Santo é um carregamento para enfrentar situações difíceis, logo não veja essa graça como um prêmio. Você não a recebeu porque é melhor do que suas irmãs, ou amigos, ou irmãos ainda não batizados, nem mesmo porque fez algo para receber. Quando o seu coração ou alguém quiser lhe fazer crer que você é mais do que os outros, lembre-se do que a mamãe lhe disse: grandes dádivas carregam grandes sacrifícios e responsabilidades. Haverá maior cobrança da parte daquele que lhe concedeu este dom. E Ele não suporta corações arrogantes que fazem da Sua obra troféus para a satisfação do ego. Você não é mais crente agora, porém é mais responsável diante de Deus. Tenha isso em mente e mantenha o temor a Deus. 

3. O batismo com o Espírito Santo, nos últimos 100 anos, tem sido mais amplamente falado e buscado. Alguns movimentos o têm usado como isca para atrair pessoas carentes do poder sobrenatural e, em muitos lugares, ele deixou de ser uma experiência da vida cristã para ser propaganda dos homens. Quando isso acontece, facilmente o ensino pode ser deturpado. Slogans precisam de certas linhas de pensamento, de estratégias de defesa. Tirado da Palavra e desvirtuado do seu sentido bíblico, facilmente pode se tornar em algo manipulado e usado para defender teses de pessoas que querem vencer nos debates, custe o que custar. Outros se aproveitam destes manipuladores ou do fato de não terem experimentado esta graça para dizer que o batismo já não é mais real, que foi coisa do passado. Ambos são reprováveis e merecem toda a nossa reprovação. 

4. O batismo não é uma autorização divina para você se sentir maior do que aqueles que Deus colocou como representantes da autoridade dEle mesmo em sua vida. Pai, mãe, avós, pastores, professores não diminuíram em grandeza. Não, meu filho, você não é autoridade espiritual no nosso lar nem na nossa igreja porque recebeu este dom. Respeite seus professores, pastores e pais. 

5. O batismo com o Espírito Santo não salva, aliás, você só o experimentou porque a salvação já foi manifestada em você. Mas, se desviar os passos, o batismo não será a garantia de um retorno. 

6. Batismo não é sinônimo de santidade e de vida moralmente correta. A igreja em Corinto sobejava em dons espirituais, mas, ainda assim, era carnal (leia a primeira carta de Paulo aos Coríntios). As fronteiras morais de sua vida serão construídas numa vida diária de oração, leitura da Palavra, jejum e comunhão com os santos. 

7. O batismo com Espírito Santo de per si não fará de você um menino cheio do Espírito Santo, como diz o texto de Paulo aos Efésios 5.18. O batismo é um poder divino para executar determinada tarefa, mas “encher-se do Espírito” é algo que deve ser constante e permanente; não depende de um poder sobrenatural momentâneo, mas trata-se de como você deve viver diariamente ao modo de Deus. Isso explica, João, porque tantas pessoas são batizadas com Espirito Santo e não agem conforme o padrão divino. Elas não entenderam que ser cheio do Espírito Santo é algo que você deve fazer, que exige sacrifício pessoal diário. 
Já que agora foi revestido com este poder especial, não esqueça de “encher-se” do Espírito. Deixe que Ele domine sua mente e molde sua vontade. Você não se encherá do Espírito indo de reunião a reunião em busca de avivamento. Você será cheio quando todos os dias buscar fazer a vontade de Deus temendo-O, obedecendo seus pais, honrando seus líderes, buscando a santidade, tratando seus irmãos como superiores a você mesmo. Você controla isso, diferente do batismo com Espírito Santo que você experimentou. O batismo com Espírito Santo acontece de forma sobrenatural, mas encher-se do Espírito depende inteiramente da sua ação.


8. O Espírito Santo, que fala em mistérios através de sua língua, não é uma força, um líquido, mas uma Pessoa. Ele não é uma energia que vem sobre você e lhe faz tremer todinho, como uma descarga elétrica. Não, Ele não faz isso, embora muitos usem desses recursos para demonstrar exteriormente algo que é muito suave, singelo, sereno. Ele é a Terceira Pessoa santíssima da Trindade. Quando a Bíblia diz “derramarei do meu Espírito” ou quando compara a manifestação das línguas ao fogo, ela usa esses termos para tornar mais claro o ensinamento sobre o batismo. Cuide para não materializar analogias ou ilustrações bíblicas, como fazem alguns que caem, pulam, gritam, tremem. Paulo disse sobre isso que aquele que fala em línguas deve fazê-lo de forma discreta, pois essa experiência é pessoal e não tem proveito algum se não houver quem interprete essas línguas. Quem age de forma barulhenta apenas confunde os que ouvem (1 Co 14).


9. Nunca, jamais permita que pessoas zombem ou façam piadas com o batismo com Espírito Santo. Já vi homens renomados brincarem nos púlpitos com as línguas estranhas e isso é grave. Santa Ceia, a morte e o derramamento do sangue de Cristo e o batismo com o Espírito Santo são questões tão sublimes que não podem ser tratadas com leviandade. Repreenda quem assim proceder, afaste-se dele. Com o Espírito Santo não se brinca.

10. Apegue-se à Palavra. A obra de Deus nos homens é perfeita, mas nós somos falhos. Ao longo da história, Deus levantou homens cheios do Seu Espírito que lideraram grandes avivamentos, mas todos eles, embora vasos de honra no Reino do nosso Deus, eram vasos de barro. Em outras palavras, eles eram frágeis e podiam errar. O Senhor, que é longânimo e misericordioso, preparou para nós uma luz para que não caiamos em erro, essa luz é a Sua Palavra. Ela é o único ensinamento perfeito. Lutero, Calvino, John Bunyan, John Wycliffe, Jonathans Edwards, John Wesley, Charles Haddon Spurgeon, Willian Joseph Seymour, Daniel Berg, Gunnar Vingren, Billy Graham e tantos outros homens que, movidos pelo Espírito Santo, lideraram grandes despertamentos, foram instrumentos de Deus, mas eram homens. Seus escritos e mensagens pregadas são para nós grande fonte de conhecimento de Deus, mas não se confundem com a inerrante Palavra de Deus. Somente ela é que poderá trazer o equilíbrio para fazer o trabalho de Deus neste mundo da forma como Deus quer que seja feito. Sola Scriptura não é um lema da reforma que deve ser repetido ao léu e depois esquecido quando, diante dos homens, ficarmos admirados com seus sermões tão bem elaborados.


11. Leia a Bíblia e use-a como filtro ao ouvir pregações, conselhos, ou quando estudar a teologia, ou até mesmo quando sentir aquele impulso interior para agir de determinada forma. Não substitua o puro texto sagrado pelas pregações de homens e mulheres, por mais cheios do Espírito que possam ser ou parecer. Facilmente podemos trocar a leitura de Romanos, por exemplo, por um bom livro de doutrina da salvação pela graça de Lutero ou Calvino, ou podemos deixar Atos dos Apóstolos pelos atos de homens que não estiveram com Jesus, aquEle que dá o verdadeiro poder e que, ao mesmo tempo, nos dá o domínio para usá-lo com sabedoria, humildade e altruísmo.


Tenho visto em você, após o batismo, um santo temor, um ar de deslumbramento com o mundo espiritual, percebo agora um menino mais pensativo e mais quebrantado. Meu filho, guarde isso e esteja sempre diante da presença de Deus em oração, edificando-se no espírito ao orar em línguas. Não se preocupe em mostrar para os outros, apenas aja no poder desse Espírito que lhe capacitou para uma tarefa neste mundo.

Sua vida sempre nos motivou a tomar várias decisões difíceis; ela quebrou muitos preconceitos, muitas falsas convicções, moldou nosso caráter, nos aproximou de Deus. E agora, na sua intimidade, você vai com Deus, sem a nossa presença. Seu mundo é agora só seu e de Deus. Há algo nele que não entramos e que sequer você pode tornar compreensível para nós em palavras (como já tentei fazê-lo e você me disse: “mamãe, é um mistério!”).

Você recebeu um grande presente, um presente que nem todos recebem, mesmo sendo filhos amados de Deus. Mas ainda há um caminho mais excelente que este: é o caminho do amor. As línguas se calam, o conhecimento desaparece, as profecias cessam e são irrelevantes se não tiver o amor. Por isso é que é necessário encher-se diariamente do Espírito. Nunca esqueça por que você recebeu esse dom e qual é a sua finalidade e guarde isto: o batismo não é um fim em si mesmo. Deus nos concede dons a fim de que o amor dEle se fortaleça entre os irmãos e não para o nosso próprio benefício. O sinal de que você é verdadeiramente um cristão está na forma como ama seus irmãos e não na quantidade de línguas que fala. 


E o amor, João,

É sofredor: não é apressado, mas paciente até mesmo com aqueles que nos magoam.

É benigno: revela-se nos simples atos de bondade.

Não é invejoso: não fica ressentido com o sucesso dos outros. Às vezes, João, o espírito de inveja vem envolto numa capa de zelo piedoso ao encontrar falha em tudo, sem ver virtude no trabalho dos outros, nas bênçãos dos outros.

Não é arrogante: ele funciona muito bem no anonimato, no silêncio do seu quarto, de portas fechadas. Não precisa ser celebridade ou fazer muito barulho, ou ser o centro das atenções. 

O amor não é leviano nem soberbo, não se porta com indecência, não busca os seus interesses: tudo isso está enraizado no orgulho, nosso pecado original, e o pior orgulho, João, é o orgulho espiritual. “O orgulho pelo que tem é ofensivo, o orgulho pelo que é é vulgar, mas o pior orgulho é o orgulho da graça !” (Guzik). 

O amor não comete erros e procura o que há de melhor nos outros. É como Jesus em sua forma mais genuína: uma pessoa centrada nos outros, em vez de uma pessoa focada em si mesma .

Receber dons de Deus não vai medir sua maturidade em Cristo, mas o seu amor revelará a sua estatura diante de Deus. Uma criança superestima o presente e até mesmo briga por ele, mas o homem maduro entende que o presente é fruto do amor e que jamais pode usurpá-lo (1 Co 13.11).


Um dia, João, veremos Jesus face a face e não mais precisaremos dos dons, pois a presença maravilhosa de Jesus acabará com toda a nossa necessidade dos presentes de Sua graça. O Espírito Santo nos foi dado para glorificar a Jesus enquanto O esperamos para vivermos para sempre usufruindo de Sua presença. A comunhão que teremos com Jesus será completa e não necessitará de intermediários.

Sem o amor, meu filho, os dons são apenas distrações sem propósito. Um dia os dons passarão, a fé e a esperança também, mas o amor nunca passará. Jesus disse que está bem pertinho o dia de nos buscar. Ele disse: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Se vencer, o Senhor promete que fará de você coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; sobre você se escreverá o nome do meu Deus e o nome da cidade de Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu” (Apocalipse 3:7-12)


Parabéns, meu filho! Que Deus te proteja!


_________________
Adna S. Barbosa



You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe