Cinco pensamentos da quarentena

18:36:00


Por Paul Tripp


Como a maioria de vocês, estou escondido na minha casa, não vou lá fora e me distancio de todos, exceto da minha esposa. É particularmente crucial para mim, observar ordens estritas de isolamento, porque eu pertenço à categoria de alto risco.

Não sou mais jovem, porém, mais significativamente, vivo com um sistema imunológico comprometido. Depois que os danos nos meus rins voltaram e as seis cirurgias que se seguiram, tive que aceitar que nunca mais seria uma pessoa totalmente saudável.

Enquanto penso e oro sobre o corona vírus que se espalhou pelo mundo, sou lembrado de que essa pandemia prega o evangelho para nós.



1. Essa pandemia confronta a ilusão da independência e auto-suficiência humana.

Gostamos de pensar, como seres humanos, que somos tão avançados e capazes. Mas olhe em volta: basta um único vírus para desligar o mundo inteiro. Deixe que desta vez isso te lembre que você foi criado para ser dependente do Criador.

O desenvolvimento da maturidade espiritual é uma mudança da independência para uma maior dependência de Deus. Expôr nossa ilusão de auto-suficiência é uma coisa dolorosa, ainda que seja uma coisa boa também.


2. Essa pandemia faz o poder soberano de Deus e a incrível graça brilharem ainda mais.


Em momentos em que nosso desamparo está em plena exibição, não é surpreendente que Deus permaneça no controle cuidadoso de seu mundo? Ele não está confuso ou surpreso com nada disso.

Não há problema em não sermos capazes de entender o que está acontecendo. Mas há alguém que não tem medo neste momento. Nem sempre sabemos por que Ele faz o que faz, mas sabemos quem Ele é e sabemos o que Ele prometeu aos seus filhos.


3. Essa pandemia nos lembra que existe uma pandemia maior, mais sombria e mais perigosa: o pecado.

Nem todos dão positivo para o corona vírus, mas todos foram infectados pelo pecado, desde o nascimento. “Eis que fui criado em iniquidade, e em pecado minha mãe me concebeu.” (Salmo 51.5)

O pecado é eternamente mais destrutivo do que o corona vírus, mas existe uma cura conhecida. Deus olhou para o seu mundo com impressionante misericórdia e amor e decidiu que não nos deixaria perecer desta doença (João 3.16).



4. Essa pandemia nos lembra que nada da criação pode nos separar de Deus e de seu infinito amor (Romanos 8.31-39).
No domingo, Luella e eu tivemos que ir à igreja da nossa pequena sala de televisão. Foi triste. Não podíamos cumprimentar nossos irmãos e irmãs, abraçá-los calorosamente, ouvir suas vozes em cânticos e lembrar uns aos outros da graça do evangelho. Todos estamos sentindo o efeito do distanciamento social.

Mas saiba disso: seu melhor amigo, seu amor mais profundo e seu companheiro mais doce não conhece distância entre ele e você. Ele se aproxima especialmente dos solitários e de coração partido em tempos como este.



5. Essa pandemia nos leva a desejar nosso destino final.

A promessa final do evangelho é a seguinte: haverá um dia em que essas coisas terminarão para sempre e estaremos em um lugar onde não haverá mais doenças nem sofrimento (Apocalipse 21.4).

A esperança no céu não é um desejo fraco e sonhador para aqueles que estão abraçando alguma ilusão religiosa. A esperança na promessa de Deus é uma expectativa segura em um resultado garantido. O paraíso está chegando: é seu pela graça.

É difícil imaginar agora, mas haverá um momento em que olharemos para trás como um breve momento de dificuldade. Faremos isso em um mundo perfeito, com corpos perfeitos, com corações perfeitos e em perfeito relacionamento com Deus. Tudo será como deveria ser, e viveremos em paz e justiça para todo o sempre.

Esse momento assustador nos lembra as verdades mais preciosas do evangelho. Em vez de focar nos “mas e se…?”, na negatividade e no medo, que tal meditar nessas verdades hoje?

Fique seguro, protege-se e lembre-se de Jesus e das glórias de seu evangelho da graça.

Deus abençoe.




Perguntas para Refletir:


Que outra evidência existe que revela que você não é tão independente e auto-suficiente quanto pensa? Como essa realidade assustadora pode ser um lembrete espiritualmente saudável?



Quais versículos das Escrituras você pode pregar para si mesmo e para aqueles que o rodeiam que lembram o poder e o controle soberano de Deus durante este tempo sombrio?



Essa quarentena ou situação estressante expôs o pecado em seu coração? Onde você precisa pedir perdão ao Senhor e aos outros por palavras e comportamentos recentes?



Quem você conhece que está sozinho e isolado? Como você pode encarnar a presença e o amor de Deus hoje? Ajude-os!


Como o desejo pela eternidade muda a maneira como pensamos, falamos e vivemos hoje? Isso tem implicações específicas durante uma pandemia global? Seja específico.



>> Original em PaulTripp.com


Tradução de Robinson dos Santos

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe