A verdade não pode ser contida num slogan nem em uma personalidade qualquer

08:25:00




As palavras : "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" são palavras de verdade! E ela, a verdade, não está encarnada em ninguém nesse atual mundo. Ela não pode ser contida num slogan de campanha política, nem pode ser símbolo de personalidades públicas. Ela não está em mim, nas minha opiniões, nem em outras pessoas. O cristão que busca a verdade não ingressa em movimentos ou endossa slogans sobre os quais tem reservas ou ferem os princípios cristãos. O medo da multidão de seguidores fanáticos ou o desejo de ser aceito no meio de familiares e grupo social não pode ditar o que dizemos ou não dizemos. Somos, ou devemos ser, intrépidos também em falar essa verdade, sem se intimidar pelo silêncio.



E porque esta verdade não está em mim e nem em ninguém, precisamos estar abertos para opiniões e ações contrárias às nossas. Esse é o outro lado de ter "a verdade que liberta". Ninguém, absolutamente nenhum ser humano é portador incondicional da verdade. Lembre-se frequentemente de sua própria falibilidade. Esteja perto daqueles que não compartilham das suas opiniões e esteja aberto às suas perguntas e desafios. Respeite os posicionamentos dos outros e não permita que a diferença destrua amizades ou impeça que se formem.


Não demonize pessoas educadas - você encontrará muitas - que chegam a conclusões diferentes das suas em questões importantes. É possível que eles estejam certos ou parcialmente certos, e sua visão deve ser abandonada ou revisada. Evite colocar muita emoção em suas convicções a ponto de tornar-se um dogmatista, fundamentalista. Cristianismo não é Islamismo com sinal trocado. O cristão não força a verdade, ele a oferece com a liberdade para ser rejeitada. O cristão não demoniza os opositores, mas os chama para uma conversa franca, sem ofensas ou violência. Ah, sem palavrões também.


Faça o possível para evitar olhar as coisas através de uma lente ideológica ou de uma narrativa específica. Caso contrário, você interpretará tudo o que "vê" como reforçando o que você já acredita. Examine as coisas de diferentes ângulos e perspectivas, entendendo que a verdade tem outra face que é a misericórdia. Não se permita ficar tão profundamente apegado às suas opiniões que favorecem somente o que você acredita. Apaixonar-se por suas opiniões o cegará para a verdade, a verdade que está além de você.


Ao contrário do que impera no nosso Brasil hoje, um espírito autocrítico não induz à paralisia, não o tornará "isentão". Isso são apenas rótulos que dominadores querem imprimir naqueles que não acreditam em homens infalíveis. Esforce-se para ser seu melhor crítico. Desconfie de você e de sua capacidade para fazer o mal.


Pense por você mesmo. Nunca terceirize esse trabalho. Evite o conformismo e o pensar com a maioria. De fato, aprenda a ter medo quando vir esse comportamento reinando. Estar com a maioria é o caminho para o inferno. Não seja um idiota útil. Não seja idiota de jeito nenhum, nem de "direita", nem de "esquerda". Lembre-se de que a multidão geralmente está errada. A história está repleta de exemplos trágicos.



Lembre-se constantemente de que, embora o infortúnio ou os malfeitores possam tirar quase tudo de você, eles não podem tomar algo inestimavelmente precioso: sua integridade. Isso é algo que está inteiramente em suas mãos e sob seu controle. Se você se perdeu, é porque você desistiu. Permaneça firme; nunca ceda.

Ensine bem seus filhos. Isso fará toda a diferença.



(Robert P. George, adaptado por mim).

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe