A verdadeira humildade

18:47:00


Humildade não é falsa modéstia, aquele sentimento que enxerga em si mesmo o talento e o caráter como virtudes nobres e diz para os outros: "ah, o que é isso? Eu não sou assim! Você é bondoso", enquanto, olha para dentro de si e pensa: "veja como eu sou humilde!", ou seja, sente orgulho da sua própria humildade.

A verdadeira humildade reconhece seus talentos, habilidades e virtudes de caráter que poderão ser, eventualmente, até elogiados ou reconhecidos. O verdadeiro humilde não desconhece o tamanho das suas aptidões, mas fica tão feliz se ver em outros essas mesmas virtudes; alegra-se com a alegria do outro, quando esta poderia ser também a alegria dele. Não há nada de errado na alegria gerada por um trabalho bem feito, ou em encontrar satisfação no caráter nobre. Mas essa alegria e satisfação devem ser sentidas quando outros desempenham com louvor habilidades iguais às nossas. Devemos melhorar sempre como pessoas e nos talentos a nós concedidos, sem nos preocuparmos com o que ganharemos com isso. Desprovidos da ambição, poderemos experimentar a verdadeira humildade.

Deus se satisfaz com a humildade. DEle vem todos os dons e gratuitamente os distribui aos homens. Deus quer ver em nós um genuíno amor altruísta, aquele que encontra satisfação na satisfação do outro, que no amor e serviço aos outros encontra-se amando a si mesmo.


"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Romanos 12:3).





You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe