Feminismo à luz das Escrituras (Parte 1)

20:33:00




É impressionante como os jovens cristãos estão abraçando ideologias mundanas e abandonando a sólida e antiga doutrina Sola Scriptura. Tristemente não conseguem pensar biblicamente e enxergar o mundo por uma perspectiva cristã. Dentre essas ideias pós-modernas, destaca-se o feminismo, que é o objeto de discussão do presente artigo.

Para mostrar como o Feminismo não pode andar junto com o Cristianismo, extraí algumas frases chaves de um texto do site Carta Capital, revista de cunho socialista, sobre o referido movimento, mostrando à luz da Bíblia como são diferentes.

Como há muitas vertentes do Feminismo, desde as mais radicais até as mais leves, resolvi usar como base um artigo que explica seus conceitos mais básicos. Ou seja, vou refutar os pontos comuns a todas as linhas do movimento, a espinha dorsal que define essa filosofia. Assim, ao mostrar como esses conceitos são incoerentes com a Bíblia, poderemos ver como o cristão não pode defender esse tipo de pensamento. No meu texto, irei expor algumas frases extraídas do referido artigo e contrapor com passagens bíblicas que mostrem o erro contido nas afirmações. O link para o artigo está aqui.


O conteúdo completo será uma série de quatro textos abordando três frases do artigo do site. Os primeiros dois textos abordarão a primeira frase.



1- “Feminismo clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos iguais.” (Carta Capital) 

Começando pelo começo: Gênesis 1: 26,27

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 


A questão fica extremamente delicada quando se trata de igualdade entre homem e mulher. É bem importante aqui ter plena noção quanto ao que o feminismo quer dizer quando clama por igualdade. Uma busca por outros artigos ou palestras facilmente revela que o termo igualdade engloba tanto o valor do homem e da mulher quanto seus papéis.

De fato, quando igualdade é compreendida no que se refere ao valor intrínseco do homem e da mulher, pode-se dizer que os dois são iguais. E isso se dá pelo que diz o texto citado acima: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

O texto enfatiza que tanto o homem quanto a mulher foram criados à imagem do Senhor. A última parte do verso diz os criou, isto é, ambos foram criados a imagem e semelhança de Deus. Dessa forma, ambos possuem o mesmo valor, mesma dignidade.

Será destacado posteriormente que até nesse ponto existe um erro no feminismo, pois é algo comum dessa filosofia dizer que a própria mulher define quem ela é, define o seu valor. No entanto, a Escritura diz que a mulher (ou mesmo o homem) não pode definir quem ela é. Deus define quem ela é, ela é imagem e semelhança de Deus. Não é o mundo, não é a sociedade e muito menos a mulher quem a define.

O outro ponto de igualdade diz respeito aos papéis. Aqui a diferença entre cristianismo e feminismo se torna gritante. O feminismo confunde valor com papel. O fato de homem e mulher serem iguais não os faz ter as mesmas funções e papéis. Deus criou ambos com a mesma dignidade, porém com papéis diferentes na sociedade, na igreja e na família.

As pessoas pensam que isso faz da mulher menor do que o homem, por ter uma função que, na opinião delas, é menor. O nome disso é cobiça e é a quebra do décimo mandamento, pois a mulher cobiça o papel que Deus deu ao homem somente. Mas onde está isso na Escritura? Isto é visto em Gênesis e em outras passagens.

Gênesis 2: 15,18.
15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar
18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

No capítulo 1, o livro de Gênesis descreve a criação de todas as coisas como um todo. No capítulo 2, ele relata a criação do homem e da mulher já relatada no capítulo 1, porém agora de forma mais detalhada. Primeiro Deus criou o homem (Gn 2:7) e posteriormente criou a mulher (Gn 2:21-23).

Vale notar que, no verso 15, Deus coloca o homem no jardim para cultivá-lo e o guardá-lo. Ou seja, antes mesmo que a mulher fosse criada, o homem foi chamado a trabalhar no jardim. Deus estava instruindo o homem qual era sua função como gênero do sexo masculino. A princípio, isso não parece provar que esse papel também não seria o da mulher. Isso ficará mais claro quando são avaliadas as maldições da queda.

Da mesma forma, o verso 18 mostra o papel da mulher. Nesse verso, Deus nos deixa claro que a mulher foi feita por causa do homem, pois não é bom que o homem esteja só. É importante dizer que o fato da mulher ter sido criada por causa do homem não a faz menor em dignidade. Paulo deixa isso claro quando diz que "No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem nem o homem é independente da mulher. Porque, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo provém de Deus.”.

Ela foi criada como auxiliadora idônea.

A mulher é auxiliadora, isto é, ajudadora. A função dela é contribuir para que o homem possa desempenhar bem a sua função e ela serve de refúgio para o homem. O auxílio dado por ela ao homem é comparado com o auxílio que provém de Deus. A palavra que se refere à mulher como auxiliadora é a mesma que se refere a Deus como auxílio do homem, como no Salmo 146: 5 (conferir também Sl 30:10;42:5,11; Hb13:6)

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,

Nesse ponto deve ser feita a seguinte pergunta: Acaso o papel da mulher é algo pequeno e desprezível? Acaso a Bíblia a torna menor em seu papel? O auxílio que a mulher dá ao homem é comparável ao do Senhor, ela é um auxílio para o seu marido. De fato, é um papel glorioso.

A palavra idônea significa, de acordo com o dicionário, algo que completa ou se encaixa de forma perfeita. Colocando em outros termos, a mulher completa perfeitamente o homem, que não pode viver sem ela, por isso Deus disse que não era bom que ele ficasse só.

Assim, homem e mulher são diferentes, porém são essenciais na vida um do outro. Outro erro do feminismo é pressupor que a mulher pode viver sem o homem. Mas isso será tratado posteriormente.



O próximo texto continuará com a ênfase sobre os papéis do homem e da mulher.

__________________________
Luan Sales

You Might Also Like

1 comentários

  1. Achei super interessante a publicação e a comparação dos pontos feministas com a palavra de Deus. no entanto, a SUA, interpretação para os versículos é: 1) Deus criou o homem primeiro. e por esse fato o homem já está em uma posição acima. 2) a mulher foi criada por causa do homem. na verdade, a mulher foi criada para atender uma necessidade do próprio Deus. como Deus poderia saber a dor da solidão??? por saber essa dor ele fez a mulher para ser uma companheira. idônea, um auxílio para sua solidão, para o papel de cuidar e guardar o jardim. uma atividade necessária a vida, que deveria ser feita pelos 2. em nenhum momento a palavra de Deus mostrou papeis sociais diferentes ai. e o novo testamento corrobora com uma coisa que fora proposta no principio: os dois se completam e se completam para Deus. ambos foram feitos a imagem e semelhança de Deus. por que dizer então que são diferentes? homens e mulheres não são diferentes em seu valor, em sua capacidade, em sua intelectualidade,em seus papeis, em seus direitos e principalmente não são diferentes para Deus.
    e gênero é humano. não existe gênero masculino ou feminino. essa terminologia é tipificada na gramática para definir o que nomeia homens e mulheres, os machos e as fêmeas. o que se refere ao que é do sexo masculino e feminino. somos diferentes na procriação e quanto ao sexo. uns nascem meninos e outras meninas. e é isso que tem que ser e pronto. como eles vão viver para cultivar o jardim, não tem distinção, eles vão se completar, dividir tarefas, delegar outras, gerenciar conflitos, nomear coisas. e quando cristo voltar, vai cobrar de cada um de meneira igual.

    ResponderExcluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe