A importância de ler as instruções | por ANNE ELLIOTT

19:57:00


Por que é importante ensinar nossos filhos a ler instruções? Por que passamos os primeiros dez anos (ou mais) da vida de uma criança enfatizando as habilidades básicas de alfabetização, como fonética, ortografia, caligrafia e fluência na leitura? Por que devemos esperar que uma criança criada em uma casa que observa a Palavra de Deus tenha maior habilidade em ler do que uma criança criada em uma casa pagã?

O fato de que Deus se revelou como o Verbo nos mostra quão importantes são as palavras. Não só Deus é igual à Palavra, mas Ele usou palavras para criar o mundo - o que significa que, como humanos, podemos entender a criação que nos rodeia pelo uso da palavra escrita. Mais importante ainda, Deus escolheu revelar Suas instruções para nós fazendo uso das palavras.



No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  (João 1:1-3)  

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

Pense nisso por um momento. Deus é a Palavra. Deus não é um vídeo. Deus não é um podcast. Deus não é tradição oral transmitida de uma geração para a próxima. Não, Ele é a Palavra escrita.

É verdade que os "...as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas” (Romanos 1:20). Podemos aprender muito sobre Deus através de vídeos, televisão, DVD, sermões, podcasts e histórias orais. No entanto, Suas instruções para nós são palavras escritas. Deixe-me mostrar:



"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei" (Deuteronômio 29:29)


"E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais, quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma" (Deuteronômio 30:9,10)


“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes… E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos… Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos” (Deuteronômio 31:9-11)


"E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei" (Deuteronômio 31:24)


"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido" (Josué 1:8)


"E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei. Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles" (Josué 8:34,35)



Nos tempos dos apóstolos, os judeus de Bereia tiveram destaque porque examinaram as Escrituras, ou seja, a Palavra de Deus escrita, diariamente, para verificar se o que Paulo e Silas lhes ensinavam era verdade.

"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens" Atos 17:10-12


O texto diz que esses judeus eram "nobres" e "de alto nível". Geralmente, entende-se que esses judeus provavelmente eram ricos e nasciam de uma classe alta, mais do que aqueles de Tessalônica. Eles certamente eram bem educados. A Escritura diz que eles "receberam a palavra", que vem da palavra grega prothumia e que significa uma mente que está predisposta a aprender, com ânsia e disposição. Eles "examinaram" as Escrituras, o que significa que eles interrogaram e investigaram, para julgar ou determinar a verdade de alguma coisa.

Devemos enfatizar a alfabetização no nosso ensino, ou a capacidade de entender palavras escritas, aplicá-las à vida e usar a linguagem com proficiência para interagir com a cultura que nos cerca. Aqui estão algumas das maneiras como fazemos isso:

1. Ensinamos nossos filhos a usar as Escrituras para interpretar as Escrituras. Em nosso currículo bíblico, por exemplo, nós os encorajamos a observar a própria Escritura para responder às questões de discussão que damos. Se possível, as crianças devem responder perguntas com citações diretas da Escritura. 


2. Os nossos filhos memorizam muitos trechos das Escrituras. Nós escolhemos propositadamente versículos que podem ser usados ​​para defender doutrinas fundamentais ou que encorajam a vida obediente e cheia de fé. 


3. Enfatizamos a leitura das instruções. Grande parte do nosso currículo fornece orientações para os alunos. Queremos que eles aprendam a ler as instruções e que descubram o que fazer, para que gradualmente eles as leiam sem a ajuda de mamãe ou outros professores. 


4. Ensinamos a definição de palavras para que nossos filhos saibam o que as palavras significam e possam compreender passagens difíceis. 


5. Nós ensinamos aos nossos filhos a colocar em palavras, a escreverem o que aprenderam, usando suas próprias palavras, porque isso nos permite ver se eles entendem o que aprenderam.


Michael Spencer escreveu:

“A culpa é da televisão. Qualquer um que ensine os jovens, como já se faz há um quarto de século, sabe que a mente do vídeo e a mente do livro são inimigas. Ainda que alguns filmes e livros às vezes interajam de uma forma que propicie o aumento de leitores, o resultado mais normal é que centenas de horas de videocassetes, DVD, videogames, televisão, CDs, computadores e afins operam para excluir a leitura de livros e exterminar o conceito do papel fundamental da Bíblia na vida cristã.


Este é um problema importante para uma religião que acredita que Deus nos comunicou em forma escrita e nossa interação com Deus é altamente influenciada pela leitura e compreensão dos textos. Deus não fez um filme. Ele não nos entregou um conjunto de princípios em uma apresentação do Powerpoint. Ele não nos deu uma experiência ou um sentimento. Ele não escolheu música ou arte como seu principal meio de comunicação. Mesmo a encarnação de Jesus deve ser enquadrada dentro dos limites da comunicação proposicional e verbal nas Escrituras. Em outras palavras, somos uma religião do livro porque Deus é o Deus do Livro. Quando, como cultura, nos movemos para uma mente que é hostil às páginas impressas e à mente disciplinada para a leitura, estamos com problemas”.



Às vezes, nós, os adultos, precisamos treinar nossos cérebros ao lado de nossos filhos, pois eles estão sendo educados em casa. Nós fomos criados em uma geração do vídeo. Se gostamos de ler, preferimos ficção a não-ficção, pequenas postagens de blog a documentos longos e históricos. Estamos acostumados a pensar em uma sociedade de Internet em que as instruções são imagens em vez de palavras, e onde as frases são suficientemente curtas e em impressão suficientemente grandes para serem vistas em um iPhone.

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas".
Deuteronômio 6:6-9


Se as instruções de leitura forem difíceis para você, eu encorajo você a fazer o seguinte:

1. Leia em voz alta as Escrituras com seus filhos, todos os dias. Tive, certa vez, a oportunidade de ser voluntário em um ministério de aconselhamento. Uma das práticas deles era que pediam aos participantes que lessem em voz alta as Escrituras, durante as sessões de aconselhamento. Às vezes, esses homens e mulheres mal podiam ler, mas eram obrigados a ler longas passagens das Escrituras aos seus conselheiros. Ao longo dos meses em que permaneceram naquele programa de aconselhamento, foi incrível ver suas habilidades de alfabetização aumentar exponencialmente. Adultos com dificuldades de aprendizagem e dislexia severa tiveram uma grande melhoria, simplesmente a partir da disciplina da leitura em voz alta das Escrituras.

2. Faça cópias com seus filhos todos os dias. Sim, sente-se ao lado deles com seu próprio jornal de cópias e comece a copiar as Escrituras, versículo por versículo, capítulo por capítulo.

3. Inclua, no seu estudo da Bíblia, outras disciplinas como história e ciências.

4. Aprenda a ler e a escrever em hebraico e a fazer cópias das Escrituras em hebraico. Aproveite especialmente alguns dos sites recomendados, como Hebrew4Christians e Memrise.

5. Memorize as Escrituras o máximo possível. Matérias como Bíblia, História, Ciências e até matérias do pré-escolar dar-lhe-ão oportunidades para memorizar as Escrituras ao lado de seus filhos.

6. Pratique a leitura de instruções em voz alta com seu filho. Em assuntos como aritmética, artes, vocabulário, gramática e escrita, leia as instruções oralmente para entender o que elas significam. Leia uma frase de cada vez. Pergunte ao seu filho se ele entende o que significa. Se ele não compreender, ajude-o a definir cada palavra até que ele compreenda. Lembre das instruções novamente, e faça isso até que ambos estejam certos do que fazer. Especialmente em aritmética, resista ao desejo de assistir imediatamente a um vídeo do YouTube, tentando usar palavras para entender o significado.

Qual é o nosso objetivo, depois disso? 


Nosso objetivo é "meditar na Palavra de Deus de dia e de noite, para que tenhamos o cuidado de fazer conforme a tudo quanto nela está escrito; porque então faremos prosperar o nosso caminho, e seremos bem sucedidos” ( Josué 1: 8 ).

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12:2



___________________________
POR 

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe