Meditações de uma mãe na oração sacerdotal de Jesus | Última Parte

18:54:00





[Primeira parte 
aqui, segunda parte aqui e terceira parte aqui]



"E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim"

19. Uma vez que tivemos filhos, nunca deixaremos de ter preocupações e cuidados, que se traduzirão em orações. Quando crescerem, estaremos zelosos pela vida espiritual dos nossos netos, aqueles que virão depois deles. Foi assim com Jesus. Será assim conosco. Ou seja, a intercessão nunca acaba.


"Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste"

20. Mais uma vez, a unidade importa. Jesus mostra a razão de todo o trabalho em prol dos seus: a unidade. E ainda acrescenta uma verdade importante: a união é a mensagem evangelística mais eficaz. Mas aqui não se trata somente de um bom entendimento, ou de uma união entre os membros da família apenas. Um casal ou família pode unir-se para praticar coisas más. Mas o segredo do poder dessa união, que leva os outros à fé em Deus, é que ela emana da correta relação entre nós e Jesus. Somente nEle, ligados na videira que é Cristo, geraremos bons frutos para o Reino de Deus. Se temos paz com Deus por Cristo, teremos paz com aqueles que Ele nos deu para cuidar. Dessa forma o mundo verá que somos “família bendita do Senhor”. Essa será a maior mensagem pregada por nós.


"E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um"

21. O maior tesouro que podemos dar-lhes é a glória que recebemos do Senhor: a restauração da comunhão com Deus quebrada um dia pelo pecado, mas resgatada por Cristo em sua morte e justificação pela cruz.


"Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim"
22. Para que haja unidade, é preciso estar em Deus, pois longe dEle, nada faremos. Nossos esforços serão vazios se não dependermos exclusivamente dEle. Jesus podia “estar neles”, ou seja, nos discípulos, porque primeiro Deus estava nEle. Da mesma forma, só poderemos fluir o verdadeiro amor por nossos filhos, se nossa vida estiver escondida em Deus. Isso assegurará a autoridade do nosso ensino, tornando-o eficaz na vida daqueles que Deus nos deu para discipular e instruir. Essa perfeita relação gera um ciclo: Deus em nós – nós em nossos filhos – filhos em Deus. Ele nos garante estabelecer concerto com nossos descendentes.


"Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo"

23. Aqui encontramos uma verdade muito esquecida nos nossos dias. A formação dos discípulos de Jesus se deu principalmente pelo convívio diário, corpo a corpo, nas viagens, nas vigílias, nos sermões, nos encontros sociais, em todos os momentos, e não apenas em algumas horas do dia. Os discípulos estavam ali, bem perto de Jesus, num aprendizado intensivo 24h por dia. Esse é o método de aprendizagem mais eficaz. Portanto, se queremos ter filhos sábios, deveremos colocá-los no lugar que traga mais resultado: junto a nós. É no convívio diário, nas pequenas situações do dia a dia que aprenderemos as mais valiosas lições. Discipulado é isso: caminhar junto. Crianças e jovens precisam de pais e tutores. Colegas e amigos são boas companhias, mas somente em alguns momentos, e sempre acompanhados dos adultos. Os conselhos de semelhantes normalmente nos levam para uma vida de insensatez, distante de Deus. Somente a experiência dos mais velhos pode formar homens e mulheres de valor.

Então, fuja mais uma vez dos padrões mundanos de agrupamento. Lá, eles segregam por idades. Milhares de crianças juntas, lideradas por poucos adultos. Adolescentes fechados em suas “tribos”, governados pelos seus desejos. Aqui, trazemos as crianças e jovens para junto dos pais e anciãos. E, silenciosamente elas aprendem a sabedoria que as conduzirá aos céus.


"Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim"
24. Mesmo que o mundo inteiro seja contra nós e os princípios de vida que adotamos na criação dos nossos filhos, o que realmente importa é que eles saibam que o que transmitimos não são meras palavras de sabedoria humana, mas a própria vida que escolhemos viver junto de Deus e que nos transforma radicalmente. A vida que levamos é o padrão do nosso ensino. Eles verão essa harmonia entre ensino e vida e pelo conhecimento, não será somente uma constatação, eles terão a certeza de que somos enviados por Deus para os guiar nesse mundo. 


"E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja"

25. O ensino nunca se acaba. Transmitir o Evangelho é o nosso dever, como pais, enquanto estivermos aqui. Nada é mais importante que isto: fazer conhecido o nome do Senhor Deus. Desse modo, teremos o coração dos nossos filhos, quando o coração deles for de Deus.



Depois dessa bela e profunda oração, Jesus foi para o jardim e dali saiu para ser crucificado, por amor a seus filhos. Aqueles por quem havia orado e empenhado sua vida na construção de uma sólida base, durante os anos de seu ministério. Foi por amor também daqueles que se tornariam filhos de Deus que Jesus tudo sofreu.

Depois de tudo feito, quando o fim chegar, estaremos, assim como Jesus, prontas para entrarmos no jardim, sabendo que dali partiremos para estar eternamente com o Senhor. Não haverá soldados, espadas, traição, dor ou até cruz que nos intimide. Estaremos de cabeça erguida, caminhando para o lugar feito para nós por Deus.

Há em nosso coração esse eterno amor? Esse amor que anela a eternidade mais do que qualquer coisa daqui? Onde está o nosso coração? Qual é a herança que deixaremos?

Quando chegar essa hora, a hora em que iremos passar deste mundo para o Pai, que possamos dizer como diz nas Escrituras: “como havemos amado os nossos, que estão no mundo, os amamos até o fim” (Jo. 13.1).


Deus abençoe cada pai e mãe que dedicou algum tempo para ler essas palavras. Palavras do coração de uma mãe anelante pela eternidade. 

___________________________
Adna S. Barbosa

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe