Meditações de uma mãe na oração sacerdotal de Jesus

18:06:00






Tudo começou no dia do meu aniversário. Para lembrar a mim mesma o que realmente importa foi que escrevi este texto que você está a ler. Quero compartilhar com você a mensagem que recebi do Senhor ao ler a Bíblia. Os que me conhecem de perto sabem o quanto gosto de falar de filhos, marido, família. Perdoem-me os que se incomodam, mas eu já lhes explicarei.

Ser pai ou mãe, de certa forma, nos faz participantes da natureza do próprio Deus. Sim, Deus permite que nossos corpos mortais, criados por Ele, “façam” ou “criem” outro ser como nós. Não é maravilhoso? Bem, essa é a parte boa. A parte difícil (não digo ruim) é que corremos o mesmo risco dEle ao nos criar: o de sermos rejeitados. Por essa causa vejo que a família é uma das expressões mais belas de Deus. Nela, exercitamos habilidades divinas e tudo o mais em nossa vida passa a girar em torno dessa grandiosa tarefa: o de educar filhos para a glória de Deus e para a eternidade com Ele. E aqui falo mais como uma filha que foi educada por pais que temiam a Deus do que mesmo como uma jovem mãe.

A oração sacerdotal de Jesus sempre me emocionou. E em um dos meus aniversários, precisamente no ano de 2015, eu a reli novamente. Naquele momento, eu estava passando por noites escuras em minha vida. Abalos na minha saúde trouxeram maus prognósticos. Cheguei até mesmo a pensar que eu não teria muito tempo aqui, e meu desejo de escrever aumentou. Vivendo naqueles dias de sombras da morte, li João 17. Jesus estava prestes a deixar seus discípulos. Ele partiria. Aquela oração veio de um coração saudoso, esperançoso, cheio de desejos belos: um coração partido e convicto do que havia feito. E, vi que aquelas palavras eram uma síntese de que vida vale a pena ser vivida, de que escolhas são importantes tomar, enquanto há vida. Apliquei cada rogo às escolhas que deveria tomar até que minha partida chegasse. Eu precisava começar naquele exato momento a me exercitar naquilo que Jesus havia feito pelos seus, enquanto andou por aqui. 



E foi assim que comecei:

Jesus, perto de consumar a obra que viera realizar aqui, na oração sacerdotal registrada no capítulo 17 de João, faz várias referências àquele que O enviara e àqueles que Ele Lhe dera para cuidar. Lendo esse capítulo me identifiquei com Jesus em vários sentidos no meu ofício maternal.

São palavras ditas por Alguém que havia cumprido sua missão e estava prestes a partir. Delas, pude extrair valiosas lições para minha vida como mãe. Se quero ser vitoriosa nessa vida, terminá-la com aquele sentimento “cumpri minha missão”, preciso extrair para minha vida as verdades daquelas palavras.

E é isso que vou fazer agora. Hoje completo mais um ano e a cada novo ano sinto que minha identidade precisa ser conformada à imagem de Cristo e que minhas atitudes devem imitar àquelas feitas por Jesus.


Ele começa assim:

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;


1. Nessa jornada, só conseguiremos chegar ao final se “levantarmos os nossos olhos ao céu”. É de lá que vem o nosso socorro (Sl 121). Somente Deus pode nos capacitar para realizar tão grande obra. Somos tão pequenos, falhos e imperfeitos. Nossa visão é tão limitada. Vemos apenas passado e presente. Como prever o futuro? Quem sabe se será bom ou ruim? Frequentemente nos indagamos. Será que vou acertar? As respostas não estão em nós. O conhecimento humano falha e é volúvel. Mas o Eterno, aquele que nos fez, conhece os nossos dias desde a vida intrauterina. Quando estávamos lá, Ele já havia escrito todas as coisas no seu livro (Sl 139.16). Ele é imutável. Não precisamos ficar desesperados. Ele, o nosso criador, está para nos ajudar. O nosso socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. Ele guardará o início dessa jornada e o fim dela.





Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


2. Conhecer a Deus como o único e verdadeiro Deus, e a Jesus como o seu enviado – eis a razão central de todo o ensinamento doméstico. Tudo o que for transmitido deve partir dessa premissa. Disso dependerá todo o modo de vida dos seus filhos. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento” (Mt 23.37). As ações de seus filhos serão guiadas a partir daquilo que eles colocarem como primordial em seus corações. Se Deus é o primeiro, se Ele está acima de todas as coisas e está entronizado em seus corações poderemos descansar. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv. 9.10). Toda fé baseia-se no temor a alguém ou algo. E isso dirige tudo o que vem depois. O temor a quem quer que seja é o princípio que norteará nossos planos, realizações, intelecto. Daí a importância de colocar o Senhor Deus como o único e verdadeiro Deus, único digno de adoração.



Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antesque o mundo existisse.

3. A nossa missão só fará sentido se realizada com o único objetivo de glorificar a Deus. Tudo é para a glória dEle e não nossa. Deus não divide sua glória e na tarefa confiada a nós precisamos estar bem conscientes de que o importante é que “Ele cresça e nós diminuamos”. Temos a tendência natural de querer os louvores para nós e quando temos filhos, somos muitas vezes impelidos pela carne a buscar o mérito para nós. Mas na verdade, se não for pela graça de Deus, se não for o seu amor, nada faremos. NEle nos movemos e existimos. A razão primeira e final em nossas vidas é Ele. Toda boa dádiva vem dEle. Nossas razões e méritos são como trapos de imundícia diante daquEle que tudo fez. Depois de cada obra bem sucedida e concluída cultivemos sempre em nosso coração aquele sentimento que diz: “somos servos inúteis”.



(Continua amanhã...)

[Para ler a parte 2 clique aqui]
_________________________
Adna S. Barbosa

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe