Dicas para ensinar efetivamente seus filhos

13:09:00




Olá!

Acabei de comprar o livro Ensinando o Trivium, recém lançado pela editora Monergismo. Sugiro a todos os pais que comprem um exemplar e leiam o quanto antes! Os autores Harvey e Laurie Bluedorn falam do que viveram na educação domiciliar e compartilham experiências maravilhosas. É mais um daqueles tesouros imprescindíveis à biblioteca de qualquer pai piedoso.

Gostaria de reproduzir aqui um pequeno trecho com algumas dicas para os pais que desejam ensinar efetivamente seus filhos em casa. Claro, o livro foca na Educação Clássica Cristã, mas as orientações podem ser aplicadas a toda família que assumiu ou deseja assumir a responsabilidade pela educação de seus filhos, sem desculpas ou medo. E aqui podem ser incluídos pais e mães homeschoolers ou que acompanham de perto a educação de seus filhos na escola. Sei que alguns, por razões diversas, têm seus filhos em escolas regulares, mas mesmo assim, não somente sentem-se os principais responsáveis pelos seus filhos, como atuam como seus verdadeiros professores.

As dicas vêm como resposta à pergunta:


_____________________________

Como me preparar e preparar meus filhos para um ensino eficaz em casa?

Agradeça a Deus pelo fato de ele lhe ter dado filhos como desculpa para aprender todas as coisas necessárias. Aqui estão algumas sugestões para começar:

1. LIVRE-SE DO HÁBITO DO ENTRETENIMENTO.
Desligue a televisão. Não será possível desenvolver a mente de um viciado em TV. Um vídeo educativo de vez em quando pode ser proveitoso, mas estabeleça regras e discipline-se. Atenha às regras e normas.


2. COMECE A LER.
Se você não gosta de ler, então comece a aprender a gostar de leitura. Além de ler para si mesmo, comece a ler em voz alta para seus filhos. Não mantenha só a leitura do tipo: "Dez minutos antes de ir para cama, vamos ler o Gato do Chapéu", mas a do tipo "Esta semana vamos ler a versão completa de A ilha do Tesouro" - para seu filho de 6 anos de idade!

3. PEÇA AO SENHOR QUE LHE DÊ UMA MENTE INVESTIGADORA.
Pesquise, com os filhos, o mundo à sua volta. Pesquise em todas as bibliotecas de sua região e descubra as características especiais de cada uma delas. Vá aos espetáculos dos artistas que vierem à sua cidade. Descubra o que puder sobre os homens que estão pavimentando a rua na frente da sua casa. Faça perguntas e aprenda com especialistas.

4. CONSTRUA O VOCABULÁRIO.

Não fale com seus filhos usando uma linguagem infantil. Jogue fora a mentalidade da série escolar. Teste o nível de entendimento dos filhos de modo contínuo. Leia livros para eles que estejam um grau acima do que você acredita ser o nível deles. Encoraje-os a escutar conversas entre adultos.

5. TENHA DISCUSSÕES COM SEUS FILHOS.

Discuta com seus filhos, não no sentido de briga, mas no sentido de debate. Fazê-los ponderar com cuidado será um ótimo exercício para fazer você mesmo ponderar com cuidado.

6. ASSEGURE-SE DE QUE SEUS FILHOS LHE OBEDEÇAM.
O ato de obedecer na primeira vez promove a boa disciplina interna na criança, traz ordem para casa e torna o aprendizado mais fácil. As crianças devem manter o desenvolvimento dessa disciplina dentro de si mesmas antes de estarem academicamente preparadas. Você encontrará as próprias fraquezas e desenvolverá a auto-disciplina enquanto trabalha para desenvolver essa disciplina interna nos filhos. A disciplina será um desastre se você não a dominar.

7. ESTABELEÇA A ADORAÇÃO EM FAMÍLIA.

Isso não consiste em uma coisa boa que você acrescenta conforme a conveniência. A adoração em família deve ser a pedra angular do dia - de manhã e de noite, estabelecendo a ordem do dia todo - e da vida toda. Não espere a presença do Senhor em sua vida se você não o convidar, pedir a presença dele com regularidade em sua família.

(Harvey e Laurie Bluedorn, em Ensinando o Trivium)


_____________________________


Aqui estão as dicas. Quanto à última, trata-se de uma dica que abarca todas as outras, sendo, portanto, a mais importante e a base para todo o sucesso familiar segundo os padrões divinos. Acrescento o texto de 2 Crônicas 15.2 para concluir esta postagem. Foi uma verdade para a nação de Israel e continua sendo a Palavra de Deus para nós, nos nossos dias:


"O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará".








Se quiser comprar o livro, acesse o site: Editora Monergismo.

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe