Uma carta para minha filha nos seus 10 anos de vida

20:26:00



Querida filha,

Antes de ter você, eu nem imaginava o que era ser uma mãe. Apenas cumpria meus deveres no casamento e esforçava-me para ser uma esposa segundo as Escrituras. Eu não tinha uma compreensão muito clara do que era ter uma família com tudo o que se espera dela. Eu não havia lido livros sobre criação de filhos, sobre gerar filhos para Deus. Eu me interessava apenas por relacionamentos, doutrinas, devocionais. Até que comecei a orar pelos filhos que um dia teria e dessa oração surgiu o desejo de tê-los. A vontade foi aumentando, aumentando e já não pedia pelos filhos que teria, mas para que Deus me desse naquele ano uma filha.

Não sei por que eu pedi uma filha, eu só sei que eu pedi uma menina. E até disse o nome dela: Letícia. Aquela oração durou dois meses até que pude confirmar o milagre da vida gerado em mim. Desde então, um turbilhão de pensamentos invadiu minha mente, e um temor se apoderou de mim. Como educá-la? Como cuidar da sua saúde? Como cuidar do seu espírito? Como conduzi-la para o céu? Ah, filha, eu fui impactada por aquilo e percebi que eu não poderia tomar a sua mão antes de tomar a mão do grande Pai celestial. Eu sei, Ele já me guiava desde muito tempo. A Palavra dEle já era a fonte da minha alegria. Fazer a Sua vontade era o meu desejo. Mas nada era igual aquele sentimento, o sentimento de me tornar uma mãe. Eu não sabia nada sobre isso, e, mais uma vez, precisava da companhia dEle para me ensinar, já que Ele era o dono da sua vida.

Confesso que me tornei mais crente. Passei a orar mais, a entender mais ainda a vontade dEle. A grande descoberta foi uma compreensão lenta, mas consistente, do meu papel no lar. Aos poucos, fui entendendo que eu tinha uma grande tarefa para cumprir, dada por Ele a mim. Sim, o Criador do Universo me designou para cuidar de você. Que grande honra! Meu amor só aumentava e queria logo ver seu rostinho tão lindo, deduzido pelas sombras da ultrassom. 

Você chegou e inundou o meu coração com um amor que nunca conheci. Você foi um presente pedido e atendido. Como eu poderia agradecer Àquele que me dera tamanho dom? Não me restava nada além do meu comprometimento. Fiz uma aliança com Deus que incluía você, seu pai e os outros que ainda viriam. Foi uma espécie de segundo juramento depois daquele feito diante de Deus, no altar do matrimônio. Só que dessa vez, de joelhos, perante o Pai do céu. Eu sei que  Ele me ouviu. Eu sei que Ele estava bem ali, como Pai de amor. Naquele tempo, eu era apenas como uma criança pedindo um doce. Durante esse tempo, a cada nova gravidez, eu cresci um pouco mais. Hoje me considero uma jovem, com um pouco de experiência. O tempo de amadurecimento corre mais rápido para alguns pais, a depender de suas experiências e compreensão da verdade a respeito do Criador de tudo.  

Você foi crescendo e eu fui conhecendo sua personalidade. Seu temperamento, bem diferente do meu, me desafiou a entender e até a estudar pessoas comunicativas e sentimentais. A escola apenas começava. Criei muitas expectativas a respeito do seu futuro: como aprenderia, se aprenderia, o ano que iria começar a ler para logo ler a Bíblia... Pensei até no seu casamento e nos detalhes, como seria a decoração! Por causa de você aprendi a fotografar, a editar vídeos, a cozinhar melhor. E influenciada pelo mundo que me cercava, desejei que você fosse bem-sucedida em uma profissão. Como todo brasileiro, desejei que você fosse uma médica. Coloquei um firme propósito no meu coração de lutar para que você atingisse esse sonho. Mas esse sonho não era seu. Nem meu. Nem de Deus. Eu apenas ecoava as vozes do mundo no meu interior.

Continuei na busca por compreender a vontade de Deus para mim e especialmente para você. Com pouco tempo, Deus nos deu João, e como você sabe, eu e você crescemos muito ao cuidar dele. Ah... como eu mudei depois de tudo o que passamos! E a mudança não alcançou somente seu irmão, mas toda minha visão de mundo. Aprendi que a vida é mais que sucesso, carreira, bens, fama... E que o melhor sonho para você era desejar-lhe uma vida segura ao lado de Deus.

Mas continuamos a fazer nossos próprios planos, e cada vez que você crescia, mais eu percebia quão longe estava daquilo que Deus  havia imprimido no seu DNA. Cobrávamos boas notas, boa performance, bom comportamento, bons modos. Choramos, rimos, decepcionamo-nos. Até que um dia, você, muito timidamente, pergunta para mim: "mamãe, e se eu não quiser ser médica?". Eu, que já estava entendendo mais a vontade de Deus, disse: "Não tem problema nenhum, Letícia". E perguntei: "o que quer ser, então?". Você me surpreende com uma declaração que me arrebatou o coração: "Eu quero ser como você... Quero casar e ter filhos e cuidar deles em casa. Eu posso ser escritora, mamãe?"

Desde então, percebi que mais do que sonhos, é da realidade que nós nos alimentamos. São os exemplos que impactam nossas vidas e constroem o que seremos. Fiz uma retrospectiva de mim mesma e descobri que tudo o que sou foi construído sobre os relacionamentos que desenvolvi. Foi olhando a vida dos que me cercavam que desejei e tentei seguir o caminho. Então, mais do que ideais distantes, o que precisamos é de uma boa dose de vida real, paixão, comprometimento e muito amor.

Foi amando você que eu mudei. Foi amando que descobri que estava errada e que ser mãe é mais do que desejar boas coisas, mas é também submeter-se à vontade de Deus, sendo exemplo de vida. Como não amar você? Como não agradecer a Deus por alguém tão especial, que me fez mais vigilante, mais santa, mais madura? Hoje você completa 10 anos e quero, diante de Deus, dizer-lhe que meu desejo é ser a mãe que um dia você será. Quero refletir a glória de Deus de forma a perseguir suas escolhas por onde quer que andar. O tempo passou e eu mudei tanto que agora decidimos educar-lhe em casa. Sim, Deus muda mesmo! E agora queremos, ombro a ombro, caminhar com você nesta nova etapa, amando-lhe, ensinando-lhe e esforçando-nos para formar em você o caráter de Cristo. Eu sei que Deus tem para você um futuro de paz, com plena realização. Minha oração é que um dia eu possa vê-la madura em Cristo, dando frutos para o Reino de Deus. Eu ainda estou lhe conhecendo e desejo conhecer você cada vez mais.

Um beijo, meu amor. Feliz 10 anos! Foi a melhor década que já vivi.

Tua mamãe.




You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe