Resgatando a Herança pelo Ensinamento

12:25:00



A sociedade contemporânea não vê com bons olhos conselhos recebidos de pessoas mais velhas, pois tudo que é antigo, dizem, é antiquado e por isto deve ser esquecido ou até mesmo extinto. Ao contrário do pensamento mundano, como sempre, a Bíblia deixa claro que o legado de uma geração dever ser cultivado e repassado as gerações vindouras para que elas tenham na memória os grandes feitos do Senhor, de forma que não se desviem do Caminho.

Paulo em sua carta a Tito, instrui o jovem líder acerca dos deveres dos crentes baseados na sã doutrina, em específico nos versículos de 3 a 5 do capítulo 2 trata de como devem proceder as mulheres em relação a transmissão de ensinamentos: “Da mesma forma, ensine as mulheres mais velhas a se comportarem de forma que conduza as pessoas à vida santa. Elas não devem ser caluniadoras nem escravas de bebida em excesso. Devem ensinar o que é bom, orientando, dessa forma, as mulheres mais jovens a amarem o marido e os filhos, a serem controladas e puras, a cuidarem bem da casa e a se submeterem ao marido. Desse modo, a mensagem de Deus não cairá em desgraça.” (BJC)

Susan Hunt ao comentar esta passagem diz:

 “É interessante que, dentre todas as maneiras como o apóstolo Paulo poderia ter dito às mulheres que combatessem a decadência de sua cultura, ele lhes dissesse que investissem suas energias no treinamento das mulheres mais novas para que vivessem de forma cristã em sua sociedade.”

Apenas conseguiremos transformar uma sociedade corrompida se deixarmos marcas contundentes na vida daquelas que estão com o caráter cristã em formação, fincando alicerces firmes. Para que esta mudança aconteça é necessário identificar o ponto onde afrouxamos as rédeas do ensino cristão, e resgatar enquanto há tempo vidas que estão sendo levadas a perdição eterna.

A causa de muitas ideologias mundanas estarem ganhando terreno na mente de muitas mulheres cristãs, a feminista é apenas uma delas, é por causa do descuido, porque não dizer relaxamento, daquelas que têm a responsabilidade de transmitir os valores sagrados a geração posterior.

As muitas ocupações seculares absorvidas pela mulher moderna, infelizmente, tem substituído sua intimidade com o Criador, e como consequência temos visto cada vez mais a Palavra de Deus em desuso na vida cotidiana. Mas é necessário nos despirmos totalmente da degradação moral que o mundo tem enraizado sorrateiramente em nossos corações e regressemos a essência do ensino que provém do Senhor.

Para que resgatemos o princípios eternos temos que buscar um equilíbrio entre as gerações e estabelecer um comprometimento recíproco entre elas . Tomemos como exemplos Noemi e Rute, a primeira mesmo estando em terra pagã transferiu com maestria todo o seu conhecimento sacro, já a segunda por sua vez pode tomar parte na herança divina ao colocar em prática os conselhos recebidos. Rute é um grande modelo de que quando renunciamos as influencias deste mundo e buscamos a Verdade entramos pelo Caminho que o Pai trilhou para nós, mas seguir esta rota é decisão nossa.

As jovens, vai um conselho: busquem espelhar suas vidas a partir do bom testemunho de mulheres espiritualmente maduras, como mães de fé. As experientes, um lembrete: não se acanhem ou se intimidem em exercer o que é dever seu por ordenança bíblica.

_________________________

You Might Also Like

1 comentários

  1. Milca, belíssimo texto, bem objetivo e claro.

    Que o Senhor nos ajude a espelharmos nossa vida pela palavra e também com exemplos de mulheres de Deus, para que possamos colocar em prática e passar o que aprendemos para as gerações vindouras.

    ResponderExcluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe