Dez perguntas para o ano novo

08:18:00


 

Mesmo os mais fiéis a Deus ocasionalmente precisam fazer uma pausa e pensar sobre que rumo suas vidas estão tomando. É tão fácil pular de uma semana agitada para outra sem nunca parar para refletir para onde estamos indo e para onde devemos ir.

Certa vez, quando o povo de Deus se tornou descuidado no relacionamento com Ele, o Senhor os repreendeu por meio do profeta Ageu: “Considere os seus caminhos!” Ageu 1: 5 ). Ele os exortou a refletir sobre algumas das coisas que estavam acontecendo com eles e levou-os a avaliar sua espiritualidade desleixada à luz do que Deus lhes dissera.

Dez perguntas

O início de um novo ano é o momento ideal para parar, olhar para cima e se orientar. Um ótimo momento para “considerar nossos caminhos”. Para esse fim, aqui estão algumas perguntas para fazer em espírito de oração na presença de Deus.

1. O que você pode fazer este ano para aumentar seu prazer em Deus?

Nosso desfrute de Deus vem principalmente por meio da graça que ele nos deu. Ele prometeu nos abençoar mais direta e consistentemente por meio da palavra, oração e de sua igreja. Uma sugestão específica que eu ofereceria seria incluir  alguma meditação nas Escrituras junto com sua leitura diária. É melhor ler menos - se necessário - e ainda, como resultado da meditação, lembrar de algo, do que ler mais e não lembrar de nada .

2. Qual é a oração impossível que você pode fazer?

Há várias declarações "mas Deus" nas Escrituras, como em Romanos 5: 8 , que diz: "mas Deus mostra seu amor por nós porque, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós". Situações que eram humanamente impossíveis foram transformadas por “mas Deus” ( Efésios 2: 1-7 ). O que é uma oração “mas Deus” que você pode fazer no ano que vem?

3. Qual é a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar sua vida familiar?

Se sua família não pratica o culto doméstico, comece com a melhor recomendação que poderia fazer. Apenas dez minutos por dia, simplesmente lendo a Bíblia, orando e cantando juntos - um evento que não requer preparação - é o suficiente. 

4. Em qual disciplina espiritual você mais deseja progredir este ano?

Seria uma disciplina espiritual pessoal (ou seja, uma que você pratica sozinho) ou uma disciplina espiritual interpessoal (uma que você pratica com outros crentes)? Depois de decidir, determine o próximo passo a ser dado e quando você o executará.

5. Qual é a maior perda de tempo em sua vida e como você pode resgatá-lo?

Mídia social? Televisão? Videogames? Esportes? Hobbies? É fácil para qualquer uma dessas coisas (ou qualquer outra) tomar muito do nosso coração e do nosso tempo. O arrependimento é necessário? Tentar parar, por si só, provavelmente não é a resposta. Substituí-lo ativamente por algo melhor nos ajuda a “fazer o melhor uso do tempo, porque os dias são maus” ( Efésios 5:16 ).

6. Qual é a nova maneira mais útil de fortalecer sua igreja?

Embora freqüentemente enfatizemos o fato de que os crentes individuais são o corpo de Cristo ( 1 Coríntios 6:15 ), o Novo Testamento na verdade diz sete vezes para alguém que a igreja é o corpo de Cristo ( Efésios 5:23 ). Não devemos permitir que nossa ênfase frequente em nosso relacionamento pessoal com Cristo minimize a importância de nosso serviço a Jesus por meio de seu corpo. Como sua igreja pode ser mais forte este ano por causa de você? Servindo? Doando? Orando?

7. Pela salvação de quem você orará com mais fervor este ano?

Orar com frequência e fervor pela salvação de alguém nos torna mais sensíveis às oportunidades de compartilhar o evangelho com essa pessoa. Você se comprometerá a orar pela salvação de pelo menos uma pessoa todos os dias neste novo ano?

8. Qual é a maneira mais importante, pela graça de Deus, de você tentar fazer este ano diferente do anterior?

A soberania de Deus governa sobre todas as coisas, e não há nada que possamos fazer a respeito de muito do que ele traz para nossas vidas. Por outro lado, sob sua soberania, ele nos dá uma medida de responsabilidade em muitas áreas da vida. Em qual destas você mais gostaria de ver uma mudança em relação ao ano passado? Você pode descobrir que sua resposta para esta pergunta se encontra em uma de suas outras respostas dada acima. Para qual delas você sente o Espírito Santo chamando sua atenção com mais urgência?

9. O que você poderia fazer para melhorar sua vida de oração este ano?

Para muitos, pode ser tão simples quanto designar um horário exclusivamente para a oração, em vez de orar apenas do tipo “em movimento”. Para outros, pode ser aprender a prática bíblica simples de orar a Bíblia .

10. O que você pode planejar fazer neste ano que fará a diferença nos próximos dez anos? Na eternidade?

O curto prazo tende a dominar nossa atenção. A ocupação e o cansaço costumam limitar nossa visão a apenas passar o dia. Mas não deixe a tirania da urgência distraí-lo de algo que você está negligenciando e que teria um enorme impacto de longo prazo em sua alma, sua família ou sua igreja.

Considere o seu ano novo

O valor de muitas dessas perguntas não está em sua profundidade, mas no simples fato de que colocam um problema ou compromisso em foco. Por exemplo, estabelecer uma meta para encorajar uma pessoa em particular este ano tem mais chances de ajudá-lo a se lembrar de encorajar essa pessoa do que se você não tivesse estabelecido essa meta.

Se você achou essas perguntas úteis, convém colocá-las em algum lugar - no telefone, computador, calendário ou onde quer que você coloque lembretes - onde possa revisá-las com frequência.

Espero que este artigo o ajude a “considerar os seus caminhos”, a fazer planos e metas e a viver este novo ano com diligência bíblica, lembrando-se do princípio de que “os planos do diligente certamente conduzem à abundância” ( Provérbios 21: 5 ) Mas, em todas as coisas, lembremo-nos também da nossa dependência do nosso Rei, que disse: “Fora de mim nada podeis fazer” ( João 15: 5 ).


 é professor e reitor associado 
do The Southern Baptist Theological Seminary
em Louisville, KY. 
O site de Don é www.BiblicalSpirituality.org .

You Might Also Like

2 comentários

  1. Amei. Vou aplicar na minha vida esse ano

    ResponderExcluir
  2. Por um acaso, achei este post e servirá para o meu 2022!

    ResponderExcluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe