Onde estão as cercas da nossa vida?

07:23:00




Entrei no elevador do meu edifício e li no quadro de avisos: “Dia dos Namorados do Edifício Fulano de Tal”. E lá estavam descritas todas as regras para os casais enamorados que porventura quisessem compartilhar aquele momento íntimo com outros amigos ou desconhecidos vizinhos.
Que coisa estranha, pensei. Dia dos namorados coletivo. Existem paradoxos extremos no convite e formato da festa. Sei que essa data não tem tanta importância para casais cristãos, que mantém seus relacionamentos vivos todos os dias do ano e não apenas no dia 12 de junho. Mas, vamos lá, nesse dia é celebrado o amor de casais enamorados, casados ou não. Claro, lá no mundo não existem limites para os relacionamentos entre casais. E, vocês sabem, toda sorte de práticas que desagradam a Deus acontece nesse dia. Mas, falando como puro aos puros, esse é um dia para que o casal reforce o amor que devota ao outro. Um dia para estar a sós, presentear, escrever belos poemas de amor, falar belas palavras ao pé do ouvido. Mas parece que hoje, com o advento das redes sociais e dos realities shows, tudo é público. Sim, esses momentos exclusivos agora são compartilhados com outros.
E eu pergunto: para onde foi a intimidade? Para onde foram as paredes das nossas casas? Onde estão os muros da nossa vida?
Não me estranha tanto o fato de ver não cristãos expondo tudo o que são e fazem quanto ver amigos que conhecem a Deus escancarar as portas da sua vida para que o mundo os veja. Alguns me dirão: “não, irmã, eu coloco o filtro para que somente amigos vejam minhas publicações”. Está certo. Mas há milhares de contatos no meu perfil que não tem intimidade alguma comigo e mesmo assim, fico sabendo detalhes da sua vida íntima. E mesmo as amizades próximas, ou aquelas bem próximas (como parentes) não é conveniente dizer o que acontece dentro da sua intimidade mais profunda.
Isso é um péssimo sinal. Sinal que nas vidas não existem limites que preservem a intimidade. E ela, a intimidade, por natureza precisa ser velada. Sei que nossa cultura celebra, já de muito tempo, a exposição, o revelar tudo, o diário público… Mas não deveria ser assim com um seguidor de Jesus. Não cai bem para uma senhora ou senhorita expor o que faz e deixa de fazer com seu esposo ao mostrar cada detalhe da lua de mel, ou o quarto em que celebraram aniversário de casamento, ou enviar recados íntimos ao seu marido publicamente. Claro, não me refiro às declarações de amor esporádicas e espontâneas que qualquer bom amante faz publicamente. Falo daqueles recadinhos do tipo: “vem pra casa logo, Amor!”, “estou com saudades de você, vem cuidar de mim”, “estou com cólicas e preciso de colo”, “ontem foi maravilhoso!” etc. Nos tempos bíblicos as cercas da intimidade eram transpassadas quando um dos cônjuges compartilhava sua vida íntima com alguém de fora. Hoje, elas são rasgadas pelo próprio casal quando compartilham com outros o que cabe somente a eles.
Recato é bom e faz bem à saúde dos seus relacionamentos íntimos. Na Bíblia, o relacionamento íntimo do esposo com a esposa é comparado à posse de uma fonte de águas no terreno de sua casa, portanto, protegida pelos muros da sua herdade. Os prazeres dessa intimidade são comparados ao beber dessa fonte. Veja, a fonte é propriedade particular do homem, usada somente por ele. Não é uma fonte pública. É reservada. As fontes públicas são prostituídas e poluídas.
O casamento, o relacionamento íntimo, é algo tão santo que é comparado ao relacionamento da Igreja com Jesus. A Igreja é a esposa, e Jesus, o esposo. Enquanto esteve aqui Jesus estabeleceu as regras para esse relacionamento. E Ele teve todo o cuidado de preservar a intimidade. Ele, o Deus encarnado, rejeitou o relacionamento aberto, público. Sim, ele queria uma intimidade velada. Penso que ele quis dizer isso em Mateus 6.5–8: “quando quiser relacionar-se comigo intimamente, não o faça publicamente, na frente de outros. Vá lá no seu quarto, fecha a porta e relacione-se em secreto comigo. Sim, quando isso acontecer, quando a intimidade existir e for preservada, nossa relação será conhecida publicamente. Todos verão que somos um”.
Está aqui o segredo! Quanto mais preservada a intimidade, mas o amor se solidifica e purifica-se. As fontes precisam ser puras, para serem saudáveis. E nos nossos dias, essa pureza fala de pouca ou nenhuma exposição, seja por fotos, textos, conversas. A intimidade foi feita para ser desfrutada por duas pessoas apenas. As águas não podem ser dispersas. Precisam ser retidas para uso particular do amado. Homem, segure sua mulher! Guarde sua fonte de águas! Oriente, proteja, cubra-a com um manto. O manto do recato, da honra. Resguarde-a dos lobos que assistem sua vida pelas janelas do facebook ou dos instagrams da vida.
Deus criou o casamento para ser venerado, honrado e respeitado com um propósito claro: a preservação da saúde conjugal. Ultrapassar os limites da intimidade pode parecer moderno, bonito e talvez vantajoso do ponto de vista social da nossa era. Mas, não conseguiremos isso sem que sacrifiquemos valores vitais para a vida conjugal. Jovem esposa, alegre-se em celebrar o seu amor apenas com seu esposo. Encha sua camisa de bilhetes amorosos, envie what´s ups com frases românticas e que mostrem seu desejo de estar junto a ele, mas por favor, não publique nem celebre coletivamente! “Por que derramar as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial”, e alegra-te com aquele que o Senhor te deu. Pelo seu amor seja atraída perpetuamente”.
Lembre-se, o seu modelo de relacionamento não é o do BigBrother, nem o da colega da faculdade, nem o da atriz da rede Globo. O padrão de relacionamento está nas Escrituras. Ela deve ser o seu guia. Siga-a, caminhe pela linha traçada por ela e você verá a fonte do teu manancial jorrar a mais pura e saudável água. As cercas existem com uma razão e é insano rasgá-las. “Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas” (Provérbios 5:15–21).
Adna S. Barbosa

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe