Leituras para o Novo Ano 2 [2016]

16:32:00


Na postagem anterior falei do Livro dos livros, a Bíblia, e da sua importância para a vida. Hoje, quero mostrar-lhes nossas escolhas para o início deste ano. Não pretendo ter a palavra final, pois me acho uma iniciante no mundo desconhecido da educação. Na verdade, gosto de seguir o conselho daqueles mestres que conheço bem, e que admiro não só a inteligência, mas principalmente a conduta de vida - a moral, a constância na verdade, a integridade pessoal, o compromisso com a verdade da Palavra de Deus. E quando eu falo em mestres, não falo de especialistas em educação, ou coisa parecida. Na verdade, a universidade é apenas um caminho, entre tantos outros, maiores e melhores. Como mãe, levo muito à sério as palavras de outras mães, que tenham filhos já crescidos, e que tiveram sucesso na formação dos seus filhos. Os teóricos sabem analisar de fora, mas não vivem o dia a dia materno, nem estão envolvidos pessoalmente com seus pacientes. As mães têm sensibilidade, perspicácia, sutilezas, truques. E para mim, nesses poucos anos de maternidade, elas, na maioria das vezes, estão certas. Quem sabe em outra postagem falamos mais sobre isso... (Não se preocupem, não criarei um curso online!).

Voltemos aos livros.

Procuro sempre lembrar-me do tempo em que era criança e das coisas boas que marcaram minha infância. Apesar de não ter pais intelectuais, meus pais eram amantes de Deus e da Sua Palavra, e meu pai sempre nos incentivou a ler. Comprava livros, levava-nos às bibliotecas, às feiras de livros, e acima de tudo, lia todos os dias. Em casa, minha mãe limitava rigorosamente o tempo de TV e depois de um tempo, desfez-se completamente do aparelho. 

Não sou especialista, nem pretendo sê-lo. Vou compartilhar apenas nossas escolhas pessoais, já que me pediram sugestões. Eu, da mesma forma que vocês, estou no mesmo barco no desejo de transmitir o melhor para nossas crianças. Dentro de mim esse dever clama e agradeço a Deus porque vejo muitos pais que estão preocupados com seus filhos, em como melhor instruí-los no caminho da vida. 




Como falei na postagem anterior, a Bíblia é a leitura principal. Cada membro tem a sua Bíblia, e toda leitura em casa começa por ela. Aprendi assim com a minha mãe, e hoje repito as antigas práticas que levam crianças para o caminho da verdade. Nos cultos domésticos lemos um livro específico da Bíblia. A mais velha tem seu roteiro diário de leitura individual. Abaixo, acrescentarei livros com conteúdo bíblico usados por nós em casa.





1. Surpresas para Hoje
Trata-se de um livro devocional bíblico, para crianças acima de 7 anos. Gosto da forma simples e direta como ensina grandes verdades. Para cada dia do ano há um texto bíblico, um devocional e uma lição para a vida. Conclui com uma oração. 
Acho que introduz as crianças na prática devocional individual. Trazem lições bem práticas. Utilizo o livro para complementar a leitura bíblica diária.



2. Os Grandes Heróis, editora BV

Esse livro eu utilizo para a leitura do meu filho, que está recém-alfabetizado. Trata-se de uma seleção de histórias bíblicas, cujos personagens demonstraram fé, força e confiança em Deus. Para os meninos, acho uma leitura maravilhosa! Associa o gosto da leitura ao interesse masculino por histórias de ousadia e aventura. Não é um texto romantizado. É um texto bem escrito e fiel ao texto bíblico. Traz um versículo chave, a referência bíblica, o texto, ao final (e essa foi a parte que mais gostei!) há uma parte chamada Conexão Com Cristo. Nela, o autor mostra como aquela história refletia a vida, a missão ou a própria pessoa do Cristo. Recomendo muito aos pais de meninos. Agradeço à minha amiga Meicharlene pelo precioso presente!


3. Livros pequenos, de histórias bíblicas.
Para a caçula, uso uma série de livrinhos de capa e páginas duras, com histórias da bíblia. Leio repetidas vezes a mesma história, até que ela decore naturalmente. São livrinhos de fácil manuseio, com ilustração bonita e chamativa. Essa da foto é da editora Todolivro. É um estojinho com 5 livrinhos. Enquanto estimulo a memorização, ensino a história bíblica. Tem dado certo até aqui.



4. Leituras diárias dos Salmos ou de textos bíblicos
Juntamente com a leitura dos livros de conteúdo bíblico, escolhemos um salmo para memorizar, ou um texto conhecido, que transmita uma doutrina importante das Escrituras. Eles lêem todos os dias, em todas as refeições. Em 10 dias, mais ou menos, o texto está decorado e logo passamos para outro texto.
Imprimo os textos em páginas A4, coloco nas paredes da casa e, sempre que olhamos, lembramo-nos de decorá-los. É assim que acontece. Abaixo, disponibilizei três textos bíblicos para impressão. Espero que eles sejam um incentivo para a prática da memorização da bíblia no seu lar. 


Concluindo...
As vantagens e as bênção advindas dessas leituras simples são imensuráveis! Digo isto tendo como exemplo minha própria experiência como filha. Lembro bem que, quando adolescente, os versículos bíblicos memorizados, as histórias gravadas, as explicações do meu pai sobre a mesa da sala foram os grandes alertas em minha consciência para que não pecasse. A Palavra de Deus nos torna reverentes, tementes a Deus e atrai as bênçãos de Deus para o lar. Deus honra a família que o honra, ainda que sejamos imperfeitos. Comece hoje, a submeter-se a Deus pela Sua Palavra. Você não precisa de grandes coisas para começar. Precisa apenas de vontade e disciplina. O resto, Deus fará.




























You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe