Homem-mulher: plano perfeito!

06:10:00



Eva foi criada para Adão. “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele [uma ezer kenegdo]” (Gênesis 2:18). Eva foi literalmente formada de uma costela tirada do lado de Adão. Existe uma incompletude que nos persegue, faz-nos desejar um ao outro. Quantas de vocês suspiram no final dos filmes românticos, quando o homem corre para estar nos braços de sua esposa, que estava separada dele? Ele diz: “Você me completa.” Isso é verdade; faz parte do plano homem-mulher.
Mas, nenhum homem pode lhe dizer quem você é como mulher. Nenhum homem é o veredicto para sua alma. (Querida irmã, quantas de vocês se perderam nesta busca?) Uma mulher nos disse: “Eu ainda me sinto inútil. Não sou uma mulher. Não tenho um homem. Não consegui cativar ninguém.” A dor é real. Mas o veredicto é falso. Somente Deus pode lhe dizer quem você é. Somente Deus pode dar a resposta que você precisa ouvir. É por isso que falamos, primeiro, do romance com ele. Isso vem primeiro. Deve ser assim. Tem de ser assim. Adão é uma fonte muito pouco confiável depois do pecado.

Quando nos casamos devemos (agora, sim, em um relacionamento amoroso confiável) falar de nossas feridas um para o outro. No amor, podemos trazer esta profunda alegria e cura à medida que oferecemos nossa força e beleza um ao outro. Significa muito para meu esposo quando digo: “Você é um homem incrível.”

Significa muito para mim quando meu esposo diz: “Stasi, você é uma mulher linda.” Podemos — e devemos — oferecer isso um ao outro. Esta é uma maneira pela qual nosso amor ajuda a curar as feridas de nosso cônjuge.

Mas nossa validação essencial, nossa validação primária, tem de vir de Deus. E até que isso aconteça, até que recorramos a ele para a cura de nossa alma, esta atitude de buscarmos um no outro aquilo que somente Deus pode dar realmente machuca nossos relacionamentos.

Para complicar mais a situação, temos a maldição sobre Eva. “Seu desejo será para o seu marido e ele a dominará” (Gênesis 3:16). Agora, há uma dor em Eva que ela tenta levar Adão a preencher. Há um vazio que lhe foi dado para levá-la de volta a Deus, mas, em vez disso, ela o leva a Adão. Isso estraga muitos relacionamentos bons. Você sabe tudo sobre isso. Não importa até que ponto Adão invista em sua alma doída, nunca é suficiente. Ele não pode preencher você. Talvez ele tenha se afastado de você porque percebe que você lhe está pedindo para preenchê-la. Toda mulher tem de levar isso em conta — esta dor que ela tenta levar seu homem a preencher. Para aprender a amá-lo, você tem, primeiro, de deixar de insistir para que ele a preencha. 

Dizemos tudo isso como um tipo de prólogo porque não podemos falar em amar bem um homem — seja ele quem for em sua vida — até que percebamos que não podemos recorrer a ele para ter coisas que ele não pode dar. Não podemos amar Adão enquanto estivermos procurando que ele nos valide. Isso trará muito medo. Se ele for o veredicto para nós como mulheres, não seremos capazes de lhe oferecer, verdadeira e livremente, nossa beleza. Iremos retê-la. Ou iremos entregarnos a ele de maneiras inadequadas, em um tipo de promiscuidade sexual ou emocional, desesperadas por sua atenção. E não poderemos confrontá-lo e enfrentá-lo uma vez que ele também precisa receber isso de nós.

Peça a Jesus para mostrar-lhe o que você vem fazendo com sua Pergunta "sou bela? Você me deseja?" e como tem se relacionado com Adão. Só então poderemos falar de amar um homem.

(John Eldredge e Stasi Eldredge)

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe