Leituras para o Novo Ano [2016]

10:59:00

Já de algum tempo recebo pedidos para que recomende livros. Diante de tantas atividades do lar e de fora dele, muitas vezes não consigo parar para elaborar listas ou escrever diários particulares. Também não faz muito o meu perfil. No entanto, para começar o ano de 2016, compramos alguns livros e, para atender aos pedidos, resolvi postá-los aqui. Acredito que esta pequena lista poderá ser um guia na sua busca por bons livros. Espero que gostem.

Nessa postagem, limitar-me-ei à primeira leitura obrigatória. Nas outras, falarei dos livros que escolhemos para começar o ano. Vamos lá?

1. Bíblia Sagrada - Holy Bible / Editora Vida / NVI - Nova Versão Internacional.

Como não poderia ser diferente, começo com a leitura anual da Bíblia. Escolhi essa impressão porque desejo aprimorar minha leitura do inglês. As suas páginas dividem-se em uma lacuna em português e outra em inglês. A versão (NVI) é de facílima compreensão. Não sou muito adepta dessa versão (ela é questionada por alguns teólogos). Gosto mesmo da versão Almeida Revista e Corrigida (ARC), mas como preciso aprimorar o inglês, achei que ficaria melhor, para mim, uma versão mais popular.

Não há como começar uma lista de livros sem começar pela Bíblia. Ela é o principal tesouro que podemos ter e buscar. O conhecimento que vem dela nunca se esgota e nunca será demais incentivar a leitura deste Livro. Se eu não pudesse ler nenhum livro, satisfaria-me em poder ler apenas a Bíblia. Como disse o salmista: 


"Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição. Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado"



Sim, a Palavra de Deus é, de fato, alimento para a alma. Não dá para viver um só dia sem nela meditar. Ela, como alimento, satisfaz as necessidades da nossa alma e espírito. Alguém poderia dizer que lê-la é viciante. Mas seria um erro comparar as Palavras divinas aos vícios que matam. Ela não é viciante, porque vício gera maus hábitos e por fim, mata. Ela é a substância necessária para a vida. Então, necessitamos dela como necessitamos de água para beber e de pão para comer. A carne humana, sob o jugo do pecado, não deseja alimentar-se dela, mas dos vícios, assim como um homem viciado troca o pão por uma substância química danosa. Mas, aquela parte em nós que clama por Deus deseja ter nela seus anseios satisfeitos. 

Então, quando nos habituamos na leitura da Bíblia, vamos rapidamente percebendo que não dá para passar um só dia sem ela, assim como quando nos habituamos a ingestão de bons alimentos. Ela abrange todas as áreas da vida humana, tanto particular, como pública. E eu lamento muito por ver como as pessoas a têm abandonado, e têm reduzido as suas Palavras ao âmbito privado. Ah se os povos lessem as Palavras escritas nesse Livro! Encontraria o segredo da paz, da prosperidade e da verdadeira liberdade.

A investida do  príncipe deste mundo, ultimamente, é tornar a Bíblia um assunto particular, principalmente para mentes fracas. E, infelizmente, muitos "sábios" deste mundo, inclusive muitos dos que se dizem "conservadores", raramente estimulam a leitura deste livro. Um erro. O maior de todos os erros, eu diria. Como eu posso instruir bem minha família se não tenho as Palavras de Deus como guia na minha vida particular e pública? Como posso ter a bênção de Deus nos meus projetos se torno Suas Palavras apenas particulares e de uso apenas pessoal? Se sou honesto e verdadeiro, se quero ser visto como guardião dos bons costumes e tradições, jamais poderei deixar passar desapercebida a leitura deste maravilhoso Livro. 

Toda minha inspiração para viver começa por este Livro, pois através dele recebi a compreensão da verdade divina e fui liberta da condenação eterna. Quando fiz da leitura deste livro as minhas delícias, percebi que as misericórdias do Senhor, que são a razão que me fazem viver, vieram sobre mim (Sl 119:77).

Quanto mais o lemos, mais descobrimos sobre o Deus de amor e assim poderemos encontrar prazer em fazer a vontade dEle, mesmo que nadando contra a correnteza do mundo dominado por Satanás (Salmos 40:7,8). 

Conta-se uma história que Rui Barbosa resolveu ler a Bíblia para encontrar erros nela. Depois de dois meses trancado dentro de um quarto, ao sair, encontra uns amigos que logo perguntam: "encontrou os erros na Bíblia?" E ele respondeu: "Não. Ela foi que encontrou os meus erros!". E é assim mesmo! Ela é como as potentes máquinas de ressonância magnética: faz o correto diagnóstico de nós, enquanto a lemos. Sua leitura coloca na perspectiva correta nossos anseios por justiça, retidão e verdade. Não há verdadeira indignação que não venha do esclarecimento das Suas verdades (Salmos 119:53,54)Descobrimos que a vida aqui é uma peregrinação, estamos só de passagem. E que somente ela é o elo à verdadeira vida que teremos na eternidade. Ela ilumina os olhos e alumia o caminho da vida. Sem ela, andamos no escuro, como cegos. 

Por isso, o meu conselho para você nesse início de ano é: antecipe o cair da noite orando e lendo-a. Acorde cedo e antes de qualquer coisa, medite nela. Seu dia será muito melhor e mais produtivo. O salmista disse: Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra. Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra (Salmos 119:147,148).

Em relação à família, faz bem lê-la em grupo. As horas das refeições são excelentes momentos para isso. Ou, no culto doméstico diário. Ler um livro específico, ou histórias isoladas, ou por temas, ou na ordem dos livros, seja qual for o método escolhido, são palavras de vida que estarão lendo. Além da bíblia bilíngue, procuro, vez por outra, ler a Bíblia cronológica. A Bíblia da imagem acima, da editora Vida, é a Bíblia em Ordem Cronológica, na versão NVI. Planejo, também, (já comecei, mas preciso dar continuidade) fazer uma time-line da Bíblia. Conheci um site americano muito bom que dispõe timelines da história, incluindo as histórias da Bíblia (o link está aqui). Pretendo comprar em breve.

Uma Bíblia muito boa para ser lida em família é a Bíblia Sagrada em Letra Extragrande, da Sociedade Bíblica do Brasil. Como tenho um filho recém-alfabetizado e uma menina sendo alfabetizada, a leitura dessa Bíblia é excelente porque amplia o texto de forma a facilitar a leitura dos infantes. Além disso, sua versão é a Almeida Revista e Corrigida, a versão que mais gosto e que é a mais fiel ao texto original.


O hábito de memorizar as Escrituras já é praticado aqui em casa, não de forma metódica, mas regular. Para o início do ano, separei textos que serão memorizados até o meio do ano. Separei o texto de Efésios 2.8-10 como o primeiro texto para as crianças memorizarem. Só para vocês verem  como é o tamanho da fonte usada na Bíblia acima citada, disponibilizei aqui a imagem do texto que estamos memorizando.






_____________________


Francis Schaeffer disse:




“Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada”

Se quisermos realmente começar bem este ano, oferecendo boa literatura e ensinando o bom caminho para nossos filhos, comecemos pela Bíblia. Os melhores e maiores conselhos que já recebi vieram não de mentes academicamente brilhantes, ou de teólogos famosos (há muitos deles hoje por aí), ou de professores das ciências humanas. Os mais preciosos conselhos vieram de homens simples, mas saturados da Palavra de Deus, cujas vidas faziam encher de significado as palavras deste Livro. Eles não fizeram parte do TOP 10 dos sites famosos, nem tinham legião de fãs.


Para concluir, quero falar de algo que me aconteceu uns dias atrás e que me ensinou preciosas lições. Lá longe, numa igrejinha humilde, sentei-me e pus-me a ouvir uma idosa e sábia irmã. Ninguém sabe o seu nome, ela não ocupa as listas dos famosos, não tem nenhuma publicação em seu nome, não tem fama, nem dinheiro, nem nada. Ela é apenas uma serva. Ela, provavelmente, não sabe nem ligar um computador, mas está incansavelmente, todas as semanas, orando pelo Brasil, pela igreja, pelas famílias, por mim. Sua fala carregava o peso dos anos, seus joelhos, as marcas da oração. Ela disse: "Quem quer conhecer a Deus não vive confortavelmente, mas sacrifica-se a si mesmo em jejuns e orações, madrugando no templo, buscando diligentemente a Deus nas letras da Sua Palavra". E concluiu: "...Aplanai, aplanai a estrada, preparai o caminho; tirai os tropeços do caminho do meu povo. Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito" (Isaías 57:14,15).


Minha humilde sugestão para início de ano: deixe a internet um pouco de lado. Deixe os blogs de alguns experts debatedores de opinião e envolva-se com sua família, sua igreja e com a leitura particular desse Livro. Sujeite-se humildemente aos outros em amor, exercite a comunhão real com seus irmãos na igreja, ame seu pastor, pratique o evangelismo pessoal, exercite-se nas disciplinas cristãs e você verá suas raízes se aprofundarem em Deus. Deixe de comer em pastos desconhecidos e alimente-se da mais pura grama verde que Deus tem preparado para você.


Continuaremos com outras postagens, sugerindo alguns livros familiares. Por agora, boa leitura da Bíblia!


______________________________________________
(Adna S Barbosa)


You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe