Feminismo à luz das Escrituras (Parte 3)

19:43:00



Nesta terceira parte, Luan mostra como o feminismo vê a maternidade e dá à mulher uma possibilidade de vida alheia à natureza feminina e propósitos divinos. A primeira e a segunda parte do texto estão aqui e aqui. Leia, se quiser compreender melhor a terceira parte.


_____________________________________________



A matéria da revista Carta Capital afirmou:

2 - “Feminismo não tem nada a ver com não ter filhos, e sim com a escolha de como e quando esses filhos virão, e se virão”.

O segundo ponto provê melhor oportunidade de falar do papel feminino no que se refere aos filhos. Repare como o feminismo tenta se passar por uma filosofia que procura cuidar da mulher, porém é perversa. Note a sutileza do texto do site Carta Capital: Feminismo não tem nada a ver com não ter filhos.

Na verdade, tem tudo a ver com não ter filhos. O resto da frase diz que a mulher tem o direito de escolher se quer ou não os ter. Isso está totalmente equivocado. Essa ideologia não precisa incentivar a não ter filhos para ser errada, somente o fato de dizer que a mulher pode escolher ser mãe ou não já é um grande problema.

Como mostrado no ponto anterior, o papel de gerar filhos é muito claro na Escritura. A maldição de Deus caiu exatamente sobre as funções do homem e sua esposa. No caso da mulher especificamente, caiu sobre sua capacidade de procriar. Agora, ela passa a sentir dores de parto. Deus não revoga a ordem de procriação dada em Gênesis 1:28, ele apenas torna isso doloroso a partir da queda.

Logo, vemos que não há opção de ter ou não filhos, isso é uma ordem de Deus.

Segue-se adiante a questão com outros textos. 1 Timóteo 2:14,15

14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 
15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso. 

Este é um texto extremamente interessante. No verso 14, Paulo diz que a mulher, por ser enganada, caiu em transgressão. Porém, ela ainda pode ser preservada, mas, de que maneira? Por meio de sua missão de mãe. O texto não está dizendo que ter filhos a salva, como se fosse salvação por obras. Antes, ele diz que a salvação tem como fruto essa missão. Ou seja, o apóstolo declara que faz parte da vida da mulher piedosa ter filhos, assim como todos os outros frutos de piedade: permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

Também vemos isso claramente em Tito 2:3-5

3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 
4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 
5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. 


Algumas frases chaves aparecem aqui: "a amarem ao marido e a seus filhos", "boas donas de casa" e "sujeitas ao marido".

Novamente, os filhos são mencionados. Mas não somente eles, como também o marido. Isso vai de encontro ao pensamento das feministas de que a mulher pode escolher ficar sozinha, não casar. Somente as celibatárias que se dedicam exclusivamente ao Senhor podem permanecer solteiras.

O texto é tão completo, no que tange ao papel feminino, que ele também se refere à questão do lar. Confirmando o que foi dito no tópico 1 sobre Gênesis: não é função da mulher ser a provedora do lar e crescer profissionalmente, mas sim ser uma boa dona de casa sujeita ao seu esposo.

Talvez alguém argumente que esses papéis eram próprios da época, que o contexto era outro e não é necessário submeter-se a isso. A partir do momento que se advoga esse argumento, entra-se em uma situação extremamente complicada e indefensável. Note que a lista de coisas que as donas de casa devem ensinar às mais jovens, pois elas são mestras do bem, não é nada mais que frutos comuns de uma cristã piedosa, tais como sensatez e honestidade. O título mestras do bem não deve ser ignorado. Isso significa que a lista dada por Paulo são exemplos claros de bondade, ensinados pelas mais velhas.

A partir do momento que alguém defende que ter filhos e ser boa dona de casa, frutos de piedade equivalentes à honestidade e sensatez na opinião de Paulo, não é para os nossos tempos, terá também que fazer um enorme esforço para provar que honestidade e sensatez não são para os nossos tempos. Afinal, se algumas características não "servem" mais para hoje, por que as outras serviriam?

A seriedade disso é tão grande que a rejeição desses princípios difama a Palavra de Deus, conforme escrito no verso 5 de Tito 2.

Veja o que diz Salmo 127:3,4 


3 Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. 
4 Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. 


A pergunta é extremamente óbvia: quem rejeitaria uma herança? Os filhos são herança do SENHOR. Como alguém pode ter coragem de rejeitar uma herança dada pelo próprio SENHOR? A questão realmente chega ao absurdo. No Antigo Testamento, as mulheres se achavam amaldiçoadas quando não tinham filhos, entristeciam-se profundamente. Enquanto Ana, mãe do profeta Samuel, chorou diante de Deus porque não podia dar filhos ao seu marido, diversas mulheres, inclusive cristãs, assassinam a herança do Senhor porque julgam que engravidaram na hora errada.


A Escritura não diz apenas que se deve ter filhos, mas também quantos filhos. Muitos filhos. É o que mostra o verso 4. Uma aljava de flechas era considerada vazia se tivesse menos do que 5 flechas. Qualquer guerreiro que saísse para a batalha com um número menor do que esse já estava perdido.


Para finalizar a análise do tópico em questão, Salmo 128:1-4

1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! 
2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. 
3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. 
4 Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR.


Esta passagem diz como é abençoado o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Em poucos versos, esse salmo mostra que o papel do homem é ser o provedor (verso 2), o da mulher é estar em casa (verso 3) e que o casal deve ter muitos filhos.

Esses itens são fáceis de serem notados no texto. Há uma ênfase no homem como provedor ao dizer que ele comerá de suas próprias mãos. Quanto à mulher, seu papel também é destacado como dona do lar, ao ser declarado que ela está no interior da casa, isto é, ela é o coração do lar. Quanto aos filhos, no plural conforme o texto, estão ao redor da mesa. Os filhos enchem a mesa da família. O texto termina com um grande brado "Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR", mostrando que os versos 2 e 3 são as bençãos do homem cristão. Quando isso não é seguido, há maldição, e que o digam Adão e Eva.

Continuaremos com a quarta e última parte.



________________________________


Luan Sales é engenheiro 
de Petróleo, casado com 
Fernanda Sales. 
Tem 24 anos e congrega
na Igreja Presbiteriana de 
Ponta D'Areia.

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe