O Bolo do Sucesso

16:09:00



A crise moral está tão grande no Brasil que a busca por pessoas com capacidade intelectual e técnica deixou de ser o mais importante, cedendo o lugar para características como a honestidade, integridade e confiabilidade.

Eu pensei: não foram estas mesmas capacidades vistas em José? Ele era mais sábio que os sábios do Egito? Era versado nos costumes e habilidades egípcias? Não! E por que foi chamado para ser o governador do Egito?

Bom, ele era fiel e entendido nas coisas de Deus. Lembra do episódio na casa de Potifar? "Potifar pôs a José sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha". Quando a mulher do seu patrão tenta, de todas as formas, persuadi-lo a deitar-se com ela, ele disse: "Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?"

José não havia estudado nas melhores faculdades do Egito. José sequer sabia o que era ser livre! O que ele entendia mesmo era de trabalhos forçados, rejeição, serviço braçal. Quando Faraó tem um encontro com ele, admira-se de sua inteligência e sabedoria vinda do espírito de Deus, e o enxerga como a única opção para ocupar tão elevado cargo, o segundo maior cargo em todo o Egito.

Eu não estou dizendo que devemos parar de estudar, de se aperfeiçoar. Eu quero dizer que todas essas coisas sem o padrão moral de Deus não valem de nada! Antes de querer ser um empresário de sucesso, ou um cientista renomado, ou um acadêmico premiado, seja uma pessoa digna de confiança.

O rei Davi procurava os fiéis da terra para assentarem-se com ele à mesa; os que andavam num caminho direito eram os que ele escolhia para servi-lo (Sl 101.6). Aliás, o Salmo 101 é uma boa receita do "bolo do sucesso":

1. Portar-se com inteligência no caminho reto. 
2. Andar em sua casa com um coração sincero.
3. Não colocar coisa má diante dos seus olhos. 
4. Odiar a obra daqueles que se desviam. 
5. Não apegar-se ao mal. 
6. Afastar-se dos que têm um coração perverso.
7. Não ser amigo do homem mau.
8. Ser contra os que murmuram do seu próximo às escondidas.
9. Não suportar aquele que tem olhar altivo e coração soberbo.
10. Ser fiel.
11. Andar num caminho reto.
12. Não usar de engano.
13. Não falar mentiras.
14. Não praticar a iniqüidade.



Você acha mesmo que essas habilidades se aprendem na escola ou na faculdade? Não! Elas se adquirem em casa, com pais piedosos que primam pelo ensino da Palavra de Deus. São essas qualidades impressas no caráter que farão o diferencial na hora da contratação para o emprego. São elas que abrirão as portas para a promoção dentro das empresas e instituições. São elas que atrairão os olhos dos poderosos para você e para seus filhos.

Pense nisso e não seja levado pelo engano do mundo que diz que o que seu filho precisa é de um curso universitário e de um diploma. Mais do que isso: eles precisam de Deus, de você e da disciplina espiritual que forja o caráter para a glória de Deus neste mundo.


________________
Adna S Barbosa

You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe