Um dia para aprender sobre a verdadeira liberdade

14:29:00





Hoje foi um dia para aprender sobre nossa história. Logo no começo, palavras chaves da Revolução Pernambucana estavam estampadas nos cartazes: Democracia, República, Liberdade... Tínhamos uma boa oportunidade para ensinar as reais motivações por trás dos ideais utópicos da humanidade ao longo da história.

Nos cartazes, a idolatria da liberdade era evidente:

LIBERDADE,
"O estado natural, no qual tem o homem todos os movimentos da sua vontade independentes, & livres. Esta é a liberdade da alma, a que nem as influências dos astros, nem a presciência divina, nem os divinos decretos, nem os ameaços dos tiranos necessitarão a querer, ou não querer; 
...Deus deu ao homem [a liberdade] e poder absoluto para observar, ou quebrantar sua divina lei, tanto assim que sem poder e liberdade, não houvera pecado, nem virtude...
Até os animais, as feras, e os mais vis insetos, procuram defender e conservar a liberdade que lhes deu a natureza..."

O que nossos conterrâneos não sabem é que revolução é apenas uma forma mascarada de exercer julgamento contra o mal idealizado pelos revoltosos, no nosso caso, a monarquia portuguesa (que, diga-se de passagem, também não era lá essa coisa de boa).

Eles achavam que um novo Pernambuco livre renasceria, no qual todos os conflitos seriam resolvidos. Tratava-se de uma visão secularizada do Reino de Deus.

Mas, por que essa história ainda pulsa no coração dos pernambucanos apesar de seu fracasso em produzir uma sociedade igualitária? Porque os ideais da Revolução atendem a uma profunda fome religiosa de redenção.

E foi isso que conversamos com as crianças, lá no meio das mais diversas gentes pernambucanas. Aproveitamos para dizer que paraíso só há no céu, que aqui tudo é falho e passageiro. A esperança religiosa não pode jamais ser secularizada pelo zelo revolucionário mundano. Ali estava uma fé secular, uma visão de salvação social.

Assim foi a Revolução Pernambucana, e a Francesa, sua mentora: uma libertação de Deus e dos seus imperativos, como foi no Éden. As sedutoras palavras Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) enganaram pernambucanos, prometendo um paraíso debaixo do céu. O que eles não pensaram foi que "a liberdade só pode ser ampliada à custa da igualdade, que por sua vez só cresce à custa da liberdade, e que a fraternidade cai no esquecimento onde não há justiça" (Kuby).

No final do passeio, tivemos a oportunidade de desenhar algo sobre a visita. As crianças aproveitaram para deixar uma mensagem de esperança aos pernambucanos que por ali passariam: "Só Deus pode te salvar, ó Pernambuco!"

Liberdade só existe pelo conhecimento da verdade. E a verdade é uma pessoa: Jesus!

"A tua liberdade, Pernambuco, está em Jesus!"
Essa é a mensagem que ficou da aula de hoje.



You Might Also Like

0 comentários

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe