O Segredo do Vaso de Alabastro

20:36:00


Nos tempos bíblicos, quando uma moça se aproximava da idade de se casar, sua família comprava um vaso de alabastro e depositava nele óleos preciosos. O tamanho do vaso e o valor do óleo dependia das condições financeiras da família. Ele era parte de seu dote. Quando um jovem vinha pedir- lhe a mão em casamento, a moça tomava o vaso e quebrava-o a seus pés. Essa unção dos pés do noivo era uma demonstração de honra. 

Certo dia, Jesus estava ceando na casa de Simão, o leproso, quando uma mulher aproximou-se e, quebrando seu vaso de alabastro, derramou o óleo precioso sobre a cabeça dele (Mc 14:3-9). O texto do livro de Lucas que relata o mesmo episódio descreve a mulher como uma pecadora da cidade (7:37). Ela considerou Cristo merecedor de tal sacrifício e honra. E ele elogiou seu gesto em Mateus 26:13 (veja também Marcos 14:9). A atitude daquela moça foi de grande importância, não apenas pelo fato de haver preparado Jesus para o sepultamento, mas também porque o elegeu seu noivo celestial. Sim, ela era uma pecadora (de acordo com Romanos 3:23, todos somos), mas tinha sonhos. Ela agiu com sabedoria ao quebrar o vaso diante do único que pode tornar realidade os sonhos de uma mulher. 

Qual o conteúdo do seu vaso de alabastro? Fantasias que tiveram início na infância, quando ouvia contos de fadas sobre casais que viveram felizes para sempre? Você tem vivido agarrada ao seu vaso de alabastro, procurando freneti- camente alguém que seja merecedor de seu conteúdo? Tome-o agora e quebre-o aos pés de Jesus, pois ele é digno dessa honra. Se agir dessa maneira diante de seu noivo celestial, fique certa de que, se for vontade de Deus, ele a suprirá com um noivo aqui na terra. 

Como saber se nosso vaso de alabastro está quebrado aos pés de Jesus? Essa certeza virá quando nos rendermos inteiramente ao senhorio de Cristo. Assim, se ele entregar-nos uma incumbência difícil, como outro mês sem um namorado, aceitaremos seus desígnios sem ressentimento.

 Nossa atitude será semelhante à de Maria diante do anjo, quando ela, ainda solteira, recebeu ordens de executar uma tarefa penosa. Disse Maria: "... Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra..." (Lc 1:38) Tome seu vaso de alabastro, com seu corpo, sua alma e seus sonhos, e confie-o a Jesus. Tendo-o como Senhor, você poderá andar com alegria pelo caminho que ele traçar.  

(Lady in Waiting. Debby Jones and Jackie Kendall)

You Might Also Like

4 comentários

  1. Mesmo falando para moças solteiras, trouxe edificação à mim, mulher casada.
    Às vezes, até já quebramos nosso vaso... Mas com o passar do tempo, achamos que Jesus não fez tanta questão assim, e tentamos remendar o vaso dos sonhos pueris que já não cabem em nossa idade. Que o Senhor nos console,como consolou o rei Davi, ao rejeita-lo para a construção do templo.
    Deus te abençoe Adna.

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação. Vc só confundiu as histórias aí: o janta de Betânia é a Maria Jo 12.1-11; MT 26.6-13; Mc 14.3-9. E a mulher pecadora é outra ocasião diferente Lc 7 😉😉

    ResponderExcluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe