"E A SOCIALIZAÇÃO?"

11:45:00



Quando as pessoas descobrem que você pratica a educação domiciliar logo perguntam:

"E A SOCIALIZAÇÃO?"

Esse mantra é repetido vezes sem conta pelas pessoas mais incríveis: desde profissionais qualificados a pais e mães bem intencionados. "A escola é necessária para formar pessoas sociáveis", dizem. Ora, o que é socialização? Não é a relação com outros da sua espécie? E para quê servem pai, mãe, irmãos, parentes, vizinhança, igreja?


Eu fico feliz em dizer que minha caçula, mesmo não tendo pisado em escola, é a mais solícita, empática e sociável criatura desta vida. Os outros dois desde que entraram na escola trouxeram manias de outras crianças que nunca entrariam em nosso lar, se da escola não fossem trazidas. Foi e é um duro trabalho polir novamente as pedras de valor que Deus nos deu.

Eu apelo aos que militam pela boa educação das crianças, que pensem um pouco: as creches têm efeito mais positivo ou negativo? Como explicar as frequentes doenças e o comportamento incontrolável (para não dizer mal-educado) das crianças?

Depois de dar minhas explicações aos pais e profissionais, encontro que a razão primária para a escolha da educação escolarizada não é a socialização, mas a necessidade que muitos pais têm de ausentar-se por longo tempo da vida familiar, salvo raras excessões. Neste caso, não deveríamos culpar a necessidade da criança por uma vida sociável, mas buscar a resposta para a mudança de propósito que o trabalho sofreu ao longo desses anos. Trabalho não deveria ter uma função utilitária, mas um propósito transcendente de servir e amar a Deus.

Não vale trocar a família por um status social melhor. A casa não é e nunca foi lugar de esquecimento e ostracismo. A desculpa da socialização não se justificou na prática, e não sabemos ao certo se ela será sustentável. "É a economia, seu estúpido", falou um presidente americano. Não, não é a economia. É a falta de amor, de ética, de disciplina, para dizer o mínimo.

Nos preocupamos em demasia com a liberdade pública de tal forma que deixou de ser liberdade para ser imposição. A liberdade pública exige que todos devem sair de casa para escola, e quem não for será banido, podendo até mesmo ser preso. Essa é a democracia que temos.

A verdadeira liberdade confere às famílias a possibilidade de escolher qual é a melhor maneira de educar seus filhos: se na escola tradicional ou à distância, em casa com os pais ou em acompanhamentos de profissionais contratados pelos pais.

E se, ainda, a liberdade não for dada, eu preciso lembrar-lhes que o nosso guia não é a lei de diretrizes e bases, nem a cartilha dos educadores acadêmicos. Nosso manual de educação é a Bíblia Sagrada. Em Deuteronômio 6 encontramos que o lar é o centro educacional do crente. Não precisamos de uma vila para educar uma criança, como diz a canção do mundo, mas de uma família que ame e proteja seus filhos.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Querida Adna,

    Concordo com o que pensa. Isso faz todo o sentido! A socialização da criança deve ocorrer primeiramente no lar.
    Atualmente ocorre o contrário, a criança só "socializa" na escola, mas não tem atenção alguma em sua casa... Os pais vivem para o trabalho, ou ficam na tv, na internet, e delegam a educação para a escola. É triste!

    Agradeço a Deus por ter encontrado o seu blog, que está me ajudando a descobrir a razão de tanta desordem na minha vida.
    Há algum tempo que tenho lido o seu blog, e simplesmente o que você escreve me trás paz!
    Descobri a educação doméstica recentemente, e pretendo aplicá-la aos meus filhos (quando os tiver). Ademais, seu blog me ajudou a ter convicção de que uma mulher não pode deixar de gerar filhos por causa da carreira, e o verdadeiro sentido da família.
    Agora estou refazendo os planos e aprendendo o que é ser uma verdadeira mulher feminina e cristã.

    Que Deus continue te abençoando e dando sabedoria com as palavras.

    Grande abraço,
    Regiane de Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda mensagem! Como eu me alegro quando recebo feedbacks como o seu!

      Muitas vezes escrevemos mas não percebemos quantos estão nos acompanhando e aplicando em suas vidas as palavras que compartilhamos. É sempre uma alegria e uma tremenda responsabilidade saber que pessoas podem ser tocadas de alguma forma pelo que recebemos do Senhor no recôndito do nosso lar. Esse blog é uma forma de compartilhar com todos as maravilhas que recebi do Senhor nessa trajetória. É uma forma que encontrei de evangelizar também.

      Espero que o Senhor continue confirmando em sua vida a vontade dEle como boa, perfeita e agradável. Eu oro para que eu seja também alcançada pela graça de Deus, sustentando-me em Seus santos caminhos.

      Deus te abençoe!
      Adna.

      Excluir
  2. Boa noite,
    Bom seria que todos tivessem este mesmo pensamento acerca da socialização tanto na escola secular quanto no ambiente familiar. Ao ler os seus escritos acima passo a refletir com a minha família e vejo que existe pessoas que concordam com o mesmo pensamento, desde o aprendizado em casa até a vida profissional dos pais. A minha esposa sempre gostou de trabalhar, mas diante das necessidades para dar uma boa criação tanto na vida secular quanto na vida cristã ,ela tem sido muito importante na criação das duas crianças que temos,tento ser um pai e um marido a luz da Bíblia, para que os nossos filhos vejam em nós exemplos de pai e de mãe e de amigo que somos. Que seu pensamentos acerca da socialização nunca mude,continue a escreve verdades pois Deus é quem nos dá a recompensa.

    Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
    EFÉSIOS 6.4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Sua esposa é uma bênção. Continuem firmes. Deus tem muito o que fazer através da vossa família.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Visualizações

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe